Em onde-investir / previdencia

5 coisas para fazer aos 20 e se aposentar bem aos 40

Para largar o batente cedo é preciso se esforçar bastante

casal - praia - férias
(Thinkstock)

SÃO PAULO – Se aposentar aos 40 é algo completamente possível e existem várias pessoas comuns que podem provar isso. O blogueiro “Mr. Money Mustache”, que tinha uma média de salário de US$ 67 mil por ano conseguiu se aposentar aos 30. O casal Jeremy Jacobson e Winnie Tseng, cuja renda combinada anual era de US$ 135 mil, conseguiram se aposentar na década dos 30 multimilionários. A colunista do site Business Insider Kathleen Elkins dá vários conselhos para quem deseja seguir o mesmo caminho. O InfoMoney compilou 5 deles a seguir.

1 – Desenvolva várias fontes de renda
“Se tornar financeiramente independente requer construir uma grande quantidade de capital, uma tarefa feita de maneira muito mais fácil com uma alta renda”, explicam Jeremy e Winnie em seu blog. No entanto, mesmo que uma grande renda ajude, isso não é algo essencial. Com trabalho duro, é possível encontrar outras maneiras de se financiar.

2 – Invista a diferença
Uma vez que você aumentou sua receita, invista o máximo de dinheiro possível para que ele trabalhe para você no final do mês. E quanto mais cedo você começar isso, melhor. Mr. Money Mustache usa um truque simples para manter seu dinheiro sempre no lugar certo: ele pensa em dinheiro como algo para se investir, ao invés de algo para se gastar.

3 – Estabeleça metas claras e específicas
Estabelecer uma data é um passo crucial se você quer se aposentar cedo, escreve Joe Udo, do blog “Retire By 40” (Se aposente aos 40, em tradução livre). Ele poupou mais de metade de sua receita e conseguiu se aposentar aos 38. Além disso, fazer um orçamento para a sua aposentadoria é muito importante, afinal, não há como saber quanto poupar antes de planejar os gastos.

4 – Corte
“Viva bem em um pequeno espaço”, recomendam Jeremy e Winnie. “Desde os anos 50, a média das casas praticamente dobrou. Além de banheiros extra, quartos extra, closets extra, mais vagas, esse aumento também traz mais taxas, contas, custos de manutenção e tempo de limpeza. Em contraste, nós escolhemos viver em um pequeno apartamento, que custa uma fração do preço de uma casa ou condomínio”.

5 – Se divirta com coisas que custam pouco (ou que são de graça)
No final das contas, a chave para se aposentar cedo é gastar menos e poupar mais. Não é preciso trabalhar demais para se aposentar, o importante é poupar sempre o máximo possível. As pessoas que poupam mais conseguem encontrar prazer em atividades baratas, como cozinhar, ler, ou aproveitar a própria cidade.

 

Contato