Day trade? Descontrole? Veja erros financeiros mais comuns dos aposentados

Erros comuns entre aposentados servem como exemplo do que não fazer na sua aposentadoria

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Guardar dinheiro para a aposentadoria é fundamental para uma proteção financeira no futuro. Mas além de juntar dinheiro suficiente, é importante manter um planejamento financeiro durante a aposentadoria. O InfoMoney selecionou o discurso de três investidores e colaboradores do The Moodley Fool que apontam os erros mais comuns dos aposentados e recém-aposentados a respeito de seus investimentos.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Brian Feroldi

Com uma quantia razoável acumulada durante a vida e mais tempo livre, pode ser tentador para o aposentado fazer operações de compra e venda de ações tirando proveito dos preços diários do mercado – o famoso day trade (comprar e vender o papel no mesmo dia). Porém, é preciso ter cautela, e mais, é necessário ter em mente que esta é uma atitude bem arriscada e que pode trazer prejuízos.

Uma pesquisa realizada em parceria com o North American Securities Administrators Association (NASAA) mostrou que 70% das pessoas que realizam day trade não irão somente perder dinheiro, mas é muito provável que percam tudo o que investiram. Além disso, o estudo mostra que até aqueles investidores que esperavam ganhos baixos também perderam algo por causa das altas taxas cobradas e das comissões. Somente 11,5% das contas analisadas tiveram bom desempenho neste modo de investimentos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Visto isso, é aconselhável que os aposentados mantenham seus investimentos alocados em ações de alta qualidade e segurança ou que apliquem em fundos passivos. Esses métodos ajudam a evitar grandes perdas e ainda têm mais chances de serem rentáveis a longo prazo.

Sean Williams

Muitas pessoas percebem tarde demais a importância de ter uma planilha de gastos, controle fundamental para organizar as despesas e receitas durante os anos de aposentadoria.

Quando a pessoa se aposenta, a sua renda mensal costuma diminuir e os recém-aposentados se surpreendem quando as contas chegam no final do mês. Para evitar que isso ocorra, é recomendável um planejamento financeiro que permita ao aposentado medir sua disponibilidade de capital e, deste modo, otimizar seus gastos, poupanças e investimentos. Outra dica é começar a se adaptar à nova receita com meses de antecedência, já que não é fácil ter uma redução na renda de um dia para o outro.

Continua depois da publicidade

Selena Maranjian

 Um grande erro para evitar na aposentadoria é subestimar os gastos com saúde. Você pode até guardar menos se tiver um plano de saúde muito bom, mas mesmo assim será necessário ter dinheiro para pagar este plano – que costuma ser muito mais caro no caso dos idosos. Quanto mais velho, mais gastos com saúde e remédios você terá e isso precisa ser levado em consideração, tanto na fase de acumulação de recursos quanto depois que se aposentar. Caso contrário, a chance de ter problemas e faltar dinheiro para cobrir estes gastos é muito grande.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Continua depois da publicidade

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação