3 dicas de Warren Buffett para uma aposentadoria inteligente

Colunista reúne lições do magnata da bolsa de valores para auxiliar investidores na preparação de portfólio saudável para aposentadoria

Gabriella D'Andréa

Warren Buffett

Publicidade

SÃO PAULO – Warren Buffett uma vez disse que mais importante do que a inteligência é o temperamento do investidor. Seguindo essa premissa, o colunista do site Market Watch, Paul Merriman, reforça que os hábitos e atitudes do investidor têm um peso fundamental no desempenho do seu portfólio. Por isso, Merriman reuniu 3 frases de Buffett e associou-as a atitudes importantes para uma aposentadoria inteligente e bem-sucedida.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na bolsa

1ª – “A coisa mais importante a fazer se você se encontrar em um buraco é parar de cavar. Se você se encontrar em um barco que esteja afundando, a energia dedicada à mudança das velas deve ser mais produtiva do que a energia dedicada a remendar buracos no casco”

Continua depois da publicidade

Com isso, o colunista aponta que muitos investidores gastam muita energia tentando justificar seus erros passados. Portanto, se você está no caminho errado o melhor é parar e analisar quais investimentos podem levá-lo a um caminho saudável.

“Tenha um plano e se mova na direção certa. Isto pode ser emocionalmente doloroso, mas você vai sentir muito mais dor se chegar no momento de se aposentar sem dinheiro suficiente”, frisa Merriman.

2º – “O risco está em não saber o que você está fazendo”

Continua depois da publicidade

Muitos investidores acreditam que pelo fato de conhecerem as empresas nas quais estão investindo no mercado de ações estão no caminho certo. No entanto, qualquer informação que você tenha a respeito de uma companhia, a não ser que ela seja privilegiada (o que implicaria em insider trading), é de conhecimento de outros milhares de investidores. E se os profissionais dessa área já sabem de alguma notícia, ela com certeza já estará precificada nas ações.

Por isso, o colunista do site sugere que ao invés de analisar os papéis individualmente, o investidor deve olhar uma classe de ativos como um todo e usar um conhecimento mais simples, como um setor da economia que costuma vencer o Ibovespa em um longo prazo, por exemplo.

3ª – “Regra nº1: nunca perca dinheiro. Regra nº 2: Nunca se esqueça da regra nº 1”

Continua depois da publicidade

Para Merriman, esse conselho merece bastante atenção de quem está investindo para se aposentar. Em seu livro “Financial Fitness Forever”, o colunista comparou duas carteiras hipotéticas (uma mais conservadora e outra que investia no índice S&P500), que começaram com o mesmo valor investido. Após 41 anos de saques, calculado em 4% do valor inicial a cada ano e ajustado pela inflação, a carteira mais conservadora era quase três vezes maior do que a que havia investido exclusivamente no índice norte-americano S&P 500.

“Há apenas uma razão para essa diferença: a carteira conservadora reduziu as perdas durante vários períodos baixistas da bolsa”, pontua Merriman.

Portanto, quando o investidor optar por retirar seu dinheiro a sugestão é dar prioridade a um portfólio que evite perdas catastróficas, lembrando-se das duas regras de Buffett.