Previdência: forma eficiente de transferência patrimonial

Conheça algumas das vantagens: recursos acumulados através do plano não são inventariados; transferência ocorre com custos mais baixos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos grandes atrativos dos planos de previdência complementar é permitir que você possa planejar a forma como irá receber o seu benefício, certo? Ao recebê-lo, você consegue se programar melhor: afinal, pode acomodar seus gastos ao padrão de renda.

Mas as vantagens não terminam aí! Outro aspecto interessante dos planos previdenciários, que ainda é pouco explorado, é o fato de que facilita o planejamento sucessório das pessoas. Como? Simples, ao contratar um plano, você pode definir que a renda que está recebendo seja transferida a outro beneficiário após o seu falecimento.

Mais flexibilidade

Assim, você tem controle sobre quem irá efetivamente receber o dinheiro acumulado através do plano de previdência, pois você pode designar quem quiser como seu beneficiário.

Continua depois da publicidade

Além disso, como previsto no artigo 791 do Código Civil, você também pode alterar o beneficiário indicado no plano sempre que quiser, o que confere maior flexibilidade ao planejamento sucessório.

Outra vantagem importante reside no fato de que os recursos acumulados no plano são transferidos de forma rápida ao(s) beneficiário(s), uma vez que não estão sujeitos a inventário. Em alguns casos, os herdeiros podem receber o dinheiro do plano em apenas uma semana, e não têm que aguardar o processo de inventário, que pode em alguns casos se estender por anos a fio.

Economia com tributos

Não se pode esquecer, também, do aspecto custo. Ao optar por transferir seu patrimônio, ou parte dele, através de um plano de previdência privada, você consegue economizar com: tributos, despesas processuais e honorários advocatícios.