Poupança tem maior ganho real em 10 anos, mas perde para outras aplicações

Em setembro, a poupança apresentou um ganho de poder aquisitivo de 0,58%

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Em setembro, a poupança teve uma rentabilidade de 0,66%, valor superior à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 0,08% no período. De acordo com os dados apresentados pela Economatica, o ganho real (acima da inflação) foi de 0,58%, o terceiro melhor resultado mensal atingido pela poupança em 10 anos.

Nos últimos anos, os meses mais favoráveis foram julho de 2010 e julho de 2014, e levando em consideração o ganho real desde janeiro de 2003, o resultado de setembro ocupa a 11ª posição. Ainda de acordo com o relatório, o melhor resultado mensal para o poupador ocorreu em junho de 2003, quando a poupança rendeu 1,07% acima da inflação mediada pelo IPCA.

MAs é importante lembrar que mesmo que o ganho real do mês passado tenha sido um dos melhores em muito tempo, a rentabilidade da caderneta perde para aplicações com baixo risco e que também não exigem um investimento inicial muito alto, como o Tesouro Selic e o CDB (Certificado de Depósito Bancário) emitido por bancos médios.