EXPERT XP 2020 A visão de Tony Blair sobre o mundo e seu futuro; assista ao vivo e participe!

A visão de Tony Blair sobre o mundo e seu futuro; assista ao vivo e participe!

Veja simulações

Poupança x fundos de renda fixa: qual rende mais com a menor taxa de juros da história?

A Anefac fez algumas simulações comparando o rendimento de fundos de renda fixa e a poupança  

SÃO PAULO – O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta semana, manter a Selic em 6,5% ao ano, menor valor da história, surpreendendo a maior parte do mercado que contava com a queda para 6,25%. A sinalização do Banco Central é de que a taxa deve ficar mais alguns meses nesse patamar. Com isso, a rentabilidade dos investimentos em renda fixa segue achatada.

No caso da poupança essa perda de rentabilidade é ainda pior, já que ela só paga 70% da Selic + TR. Do outro lado, os fundos de renda fixa pagam imposto de renda e taxa de administração. Entre prós e contras, qual paga mais ao investidor? 

A Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) fez algumas simulações comparando o rendimento de fundos de renda fixa e a poupança.

PUBLICIDADE

Veja a projeção de rendimentos para os fundos de acordo com a taxa de administração*: 

anefac_selic_maioAmarelo: poupança é melhor investimento

Vermelho: fundo é melhor investimento

Cinza: fundo e poupança têm o mesmo rendimento
* rendimento descontado o imposto de taxa de administração

As cadernetas de poupança, com a Selic em 6,50%, têm ganho mensal de 0,37%, e não sofre qualquer tributação. Para os fundos de renda fixa foi considerado custo da taxa de administração cobrada pelos bancos entre 0,50% aa até 3% aa – padrão utilizado no sistema financeiro.

Conforme pode ser observado na tabela, os fundos ganham da poupança em qualquer prazo de investimento quando a taxa é de 0,50%. Mesmo quando esse valor é dobrado, para 1%, os fundos de renda fixa ainda ganham de qualquer aplicação na caderneta acima de seis meses.

Quanto maior for o prazo de resgate da aplicação e menor for a taxa de administração cobrada, maior será a vantagem dos fundos de renda fixa frente a poupança.

Quer sair da poupança e ver seu dinheiro render MAIS? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos