Poupança pode render mais que fundos de renda fixa com o corte na Selic; entenda

O Banco Central anunciou novo patamar da Selic, em linha com a expectativa do mercado, e a taxa caiu para o menor valor em quatro anos

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao ciclo de cortes na taxa básica de juros, os fundos de renda fixa que já vinham perdendo competitividade frente a poupança podem ficar ainda menos atrativos com o corte de 1 ponto percentual na Selic anunciado nesta quarta-feira (26) pelo Banco Central.

O novo patamar da Selic veio em linha com a expectativa do mercado, com queda da taxa de 10,25% para 9,25% ao ano – no menor valor em quatro anos. Neste cenário, os fundos de renda fixa perdem ainda mais competitividade frente às cadernetas de poupança.

 Isso deve ocorrer, segundo a Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), principalmente nas aplicações de baixo valor em que esses fundos de investimento cobram taxas de administração mais elevadas.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 De acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor de Estudos e Pesquisas Econômicas da Anefac, a poupança será melhor opção de investimento em relação a fundos de renda fixa com taxas de administração superiores a 1% ao ano. 

 Veja as simulações:

Amarelo: poupança é melhor investimento
Vermelho: fundo é melhor investimento
Cinza: fundo e poupança têm o mesmo rendimento

Continua depois da publicidade

Com a Selic em 9,25% ao ano, as contas da poupança terão rendimento mensal de 0,55% ao mês, o que corresponde a ganhos de 6,17% ao ano + TR. Conforme pode ser observado na tabela, com a Selic em 9,25% aa, os fundos de investimentos em renda fixa terão rendimento superior apenas quando suas taxas de administração forem inferiores a 1% ao ano.

Oliveira explica que o melhor desempenho da poupança ocorre porque seu ganho é garantido por lei (TR + 6,17% ao ano) e não sofre qualquer tributação, enquanto sobre os rendimentos dos fundos de renda fixa incidem a cobrança da taxa de administração cobrada pelos bancos e o imposto de renda – a alíquota é maior quanto menor for o prazo de seu resgate.