Pessoas físicas lideram movimentação financeira no mercado de renda variável

Em novembro, investidores assumiram a primeira posição em participação. Estrangeiros foram para segundo lugar

Patricia Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Os investidores pessoas físicas assumiram a primeira posição no ranking de movimentação financeira no mercado de renda variável no mês de novembro.

De acordo com o balanço das operações do mercado, referentes ao penúltimo mês do ano e divulgado na última quinta-feira (04) pela BM&F Bovespa, com 34,03% de participação no volume total, ante 29,70% no mês anterior, o investidores pessoa física ultrapassaram os investidores estrangeiros em participação.

Participação dos investidores

Confira, na tabela abaixo, a participação dos investidores no mercado de renda variável em novembro:

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tipo de Investidor Outubro (%) Novembro (%)
Estrangeiros 36,86 33,51
Institucionais 24,42 23,78
Pessoa Física 29,70 34,03
Instituições financeiras 5,95 5,37
Empresas 2,90 3,11
Outros 0,18 0,19

Fonte: BM&F Bovespa

Investidores

No penúltimo mês do ano, a Bolsa apareceu, pela sexta vez consecutiva, como a alternativa menos rentável de investimento.

No entanto, apesar da volatilidade do mercado de renda variável, no final de novembro, a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) contabilizava 548.706 contas de investidores pessoa física, ante 542.142 em outubro, ou seja, uma aumento de 1,21% no número de investidores de varejo. Vale destacar que esse número é referente ao número de CPFs cadastrados e não, necessariamente, ao número de investidores ativos.

Clubes de investimento

Os registros de clubes de investimento – grupos de pessoas físicas que se unem para investir na bolsa – somaram 33 em novembro.

Continua depois da publicidade

O resultado eleva para 774 a quantidade de clubes criados em 2008. No total, a Bovespa encerrou o mês passado com 2.765 clubes de investimentos.

Segundo a BM&F Bovespa, o patrimônio líquido totalizou R$ 8,44 bilhões e o número de cotistas é de 149.301, segundo os últimos dados disponíveis, de outubro de 2008.