Como fazer o dinheiro trabalhar para você e ganhar mais no longo prazo

Quando se está começando o plano de investimentos, escolha aplicações com juros razoáveis, com o passar do tempo e o acúmulo de recursos, você terá mais opções de investimento

Equipe InfoMoney

Publicidade

 Texto de  Douglas Warmeling, planejador financeiro pessoal com certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros. Douglas é assessor de investimentos na Manchester Investimentos.

Antes de qualquer coisa o investidor precisa ter em mente que a construção de riqueza leva tempo, é preciso disciplina a paciência nessa caminhada. Muitos investidores são afoitos e querem construir patrimônio de uma hora para outra, costumam achar que as aplicações rendem pouco e estão sempre a procura de algo que rende mais.

Quando se está começando o plano de investimentos, escolha aplicações com juros razoáveis, com o passar do tempo e o acúmulo de recursos, você terá mais opções de investimentos e poderá montar uma carteira mais diversificada e com taxas melhores, mas é preciso ter atitude para sair da zona de conforto quando se chega nesse patamar. Muitos investidores tendem a se acomodar, sendo resistentes a mudança, e acabam acumulando um grande patrimônio em uma única aplicação (poupança ou CDB). O que deve ser evitado é a mudança contínua no tipo de investimento, por exemplo, sair da renda fixa para a renda variável, ficar por pouco tempo e voltar para a renda fixa, isso tende a ser ruim para o investidor no longo prazo, devido principalmente aos impostos envolvidos nas aplicações.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para que a formação de patrimônio através de investimentos financeiros seja bem sucedida, é preciso que o investidor busque alternativas que paguem juros compostos a longo do tempo, que é aquele investimento onde não somente o principal rende, mas também os rendimentos são reaplicados e remunerados, isso trará uma alavancagem proporcionando assim, maior ganho.

Tenha cuidado para não adquirir dívidas na formação de patrimônio. Financiamentos por exemplo, tendem a tornar o processo lento e caro (salvo algumas exceções), em geral a melhor opção é sempre evitar o pagamento de juros. Quanto menos juros se paga, mais se pode investir e nesse momento você inverte o processo, ao invés de estar pagando juros, estará recebendo e isso alavanca o capital.

Nas aplicações financeiras para obtenção de maior rentabilidade é necessário abrir mão da liquidez e/ou aumentar a volatilidade do investimento. É sempre possível montar uma carteira equilibrada onde se consiga uma boa relação entre retorno, liquidez e volatilidade. Em uma economia estável e madura, é consenso que será possível rentabilidade entre 3,5% e 4,0% acima da inflação, porém algumas vezes haverá oportunidade de retorno maior, e o investidor deve aproveitar bem esse momento.

Continua depois da publicidade

Entre as aplicações, é interessante ter investimentos em ativos atrelados a inflação, como debêntures e títulos públicos. Em alguns momentos, títulos pré-fixados podem ser boa oportunidade de garantir um rendimento por um período pré determinado. Para quem gosta de ativos atrelados ao CDI, as opções isentas de IR como LCI e LCA, tem retorno atrativo. No longo prazo é sempre recomendado manter uma fração dos investimentos em renda variável.

Enfim o mercado tem muitas opções e não existe uma opção melhor ou pior, o que existe é uma opção adequada ao perfil de cada investidor, para isso converse com o seu planejador financeiro.

 O texto reflete as opiniões do autor. O Infomoney não se responsabiliza pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Continua depois da publicidade

Gostou das explicações? Tem mais dúvidas sobre investimentos e planejamento financeiro? Mande um e-mail para o Douglas: douglas@manchesterinvest.com.br