Você não precisa ser milionário para investir bem; veja como ganhar mais

A premissa de que boas alternativas de investimentos requerem grandes quantias só vale se considerarmos como uma boa desculpa para deixar de procurar opções rentáveis, aponta a sócia da Portofino Investimentos, Carolina Giovanella

Equipe InfoMoney

Publicidade

Texto de Carolina Ciarlini Giovanella,  planejadora financeira pessoal com certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros e CGA (Certificação de Gestores). Carolina é sócia da Portofino Investimentos.

Para investir bem seu dinheiro você não precisa ser milionário. A premissa de que boas alternativas de investimentos requerem grandes quantias de dinheiro só vale se considerarmos como uma boa desculpa para deixar de procurar opções rentáveis.

Em geral, o caminho mais fácil é manter uma conta em um Banco de varejo, absorver as opções de investimentos que são designadas pelos gerentes de conta e se contentar com o fato de que só grandes investidores tem a prerrogativa de acessar bons produtos, não é? Afinal, esse é o preço para manter seus investimentos seguros em instituições de grande porte, correto?

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pois então, este é o pensamento da maioria dos investidores brasileiros, afinal não temos a cultura de procurar especialistas da área, nem “gastarmos” tempo pesquisando alternativas. Na maioria das vezes, achamos que a melhor opção é manter-se em uma zona de conforto, amparado em dogmas de que as instituições bancárias são o melhor local para deixar os recursos, e, como resultado, aplicamos mal a renda. Ocorre que o efeito dessa decisão pode ser devastador para um portifólio de investimentos. Poupar dinheiro todo mês não é suficiente para a construção de riqueza no longo prazo, já que, recursos aplicados indevidamente, podem acarretar em destruição de patrimônio.

Vale salientar que, quando defendo a ideia de que investidor com pouco recurso também pode investir bem seu dinheiro, não quero dizer que para tal ele tenha que assumir riscos, mas simplesmente que, com o mesmo risco, ganhe mais, por aplicar melhor. No Brasil, diferente do resto do mundo, continuamos com os mais altos níveis de taxa de juros. Hoje uma aplicação conservadora pode gerar remuneração anual de mais de 11% ao ano. É um excelente retorno e, considerando fatores como “longo prazo” e “juros compostos”, temos o efeito multiplicador no dinheiro. Não podemos esquecer, todavia, que, dependendo das escolhas que fazemos, essa taxa de retorno sobre o investimento será maior ou menor, o que refletirá diretamente no resultado final da carteira de investimentos. Por isso que ratifico a fundamental importância de fazer a escolha certa.

Você sabia que com menos de 50 mil reais você consegue ter acesso a produtos isentos de imposto de renda com rentabilidade que, no seu equivalente bruto, equivale a mais de 115% do CDI? E mais, tratam-se de opções de investimentos com garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) [Acesse o site http://www.fgc.org.br/ e entenda no que consiste essa garantia. ]

Continua depois da publicidade

 Me refiro às Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e às Letras de Crédito Imobiliário (LCI) . Estas são alternativas de renda fixa pouco difundidas, mas que, além de terem retornos muito interessantes dado a vantagem da isenção fiscal, podem ser acessados por investidores pequenos.

Para acessar títulos do Tesouro Nacional Brasileiro, a opção de investimento, em tese, mais segura no Brasil, não é diferente. Com a partir de 100 reais, via o canal do Tesouro Direto , você já consegue adquir papéis indexados à taxa de juros, com remuneração pré ou pós fixada, atreladas somente à flutuação de juros ou à inflação e em diversos prazos de vencimento.

No que ser refere à indústria de fundos, cada vez mais surgem opções de muita qualidade e com mínimo para investimento menores que dez mil reais. Vale mencionar que, quando se tratar de fundos, é importante um diagnóstico acerca da estratégia adotada e dos riscos assumidos pelos gestores antes de tomar a decisão. Aliás, essa análise vale para qualquer modalidade de investimento. Quando tratamos da escolha de um investimento, é fundamental observar de forma ampla e em conjunto fatores como natureza da aplicação, perfil do investidor, objetivos de retorno e riscos envolvidos. Analisar somente pela ótica de retorno, além de simplista, pode resultar em posições que assumam riscos desproporcionais à capacidade do investidor e que possam se desviar do propósito do investimento, inclusive, colocando em risco o patrimônio do poupador. Por isso, antes de qualquer decisão, pesquise e entenda onde você está colocando os seus recursos.

Citei aqui algumas alternativas de investimento para pequenos investidores, mas a gama de produtos é extensa. Sendo assim, não se restrinja a acatar opções de investimentos apenas por comodidade, pois o tempo que você deixar de se dedicar ao seu dinheiro, no futuro, refletirá no seu bolso.

Pense a respeito…

Espero que agora você não use mais a desculpa de que pequenos investidores não acessam bons produtos e vá em busca de alternativas para investir melhor!

O texto reflete as opiniões da autora. O Infomoney não se responsabiliza pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Gostou das explicações? Tem mais dúvidas sobre investimentos e planejamento financeiro? Mande um e-mail para a Carolina: carolina@portofinoinvestimentos.com.br