Outliers InfoMoney: Itaú Asset conquista prêmio de melhor FI-Infra

O IFRA11 é o grande vencedor da categoria Melhor FI-Infra na Premiação Outliers InfoMoney, que reconhece os principais destaques da indústria de investimentos no Brasil com base em critérios quantitativos e técnicos

Daniel Navas

O Fundo Incentivado de Investimento em Infraestrutura (FI-Infra) IFRA11, gerido pela Itaú Asset, é o grande vencedor da categoria Melhor FI-Infra na Premiação Outliers InfoMoney, que reconhece os principais destaques da indústria de investimentos no Brasil com base em critérios quantitativos e técnicos.

O anúncio oficial dos vencedores ocorre nesta quinta-feira (29), no Teatro B32, na Faria Lima, em São Paulo (SP), reunindo gestores, executivos do mercado financeiro e especialistas convidados.

Destaque entre os fundos de infraestrutura

O IFRA11 lidera o ranking da categoria ao se destacar pelo desempenho consistente e pela capacidade de geração de valor ao investidor em um segmento estratégico para o mercado de capitais brasileiro.

Carlos Salamonde, CEO da Itaú Asset, acredita que o grande segredo é termos ótimos times, e continuar investindo neles para que sejam da melhor qualidade e que consigam entregar o melhor, independente do cenário.

Sobre 2025, ele viu uma ano muito focado em renda fixa, dado os juros altos, mas ressalta que a gestão dos fundos é balanceada. Para 2026, ele diz que “com certeza será um ano volátil, pelo cenário atual, então é importante ter um portfólio bastante diversificado”.

Nos últimos 12 meses, o melhor Fundo Incentivado de Investimento em Infraestrutura (FI-Infra) da Premiação Outliers InfoMoney acumula valorização superior a 21% e um dividend yield de mais de 11%.

A performance coloca o fundo à frente de outros nomes relevantes do setor, em uma disputa marcada por critérios rigorosos de elegibilidade e análise de retorno total.

Classificação final – Melhor FI-Infra

PosiçãoGestoraFundo
Itaú AssetIFRA11
SpartaJURO11
Capitânia InvestimentosCPTI11

Acompanhe a cobertura completa da Premiação Outliers InfoMoney

Metodologia

Os vencedores dessas categorias foram definidos com base em rankings quantitativos elaborados por um conselho técnico externo, formado por profissionais convidados.

Em 2026, o colegiado é composto por Daniel Leichsenring, da WHG (líder do conselho), Daniel Pereira, da Vivest, e Ruben Doege, da Copel EFPC.

Regras de elegibilidade

Para evitar que fundos muito pequenos ou com pouca liquidez façam parte da amostra nas categorias referentes aos fundos listados (FI-Agros, FI-Infra, FIIs de Tijolo, FIIs de Papel e FIIs Multiestratégia), foram considerados na premiação:

A metodologia busca garantir comparabilidade, robustez estatística e aderência à realidade do investidor, valorizando fundos com histórico consistente de desempenho e liquidez.

Confira o regulamento completo no site da premiação.

Quais são as categorias da Premiação Outliers InfoMoney

Em 2026, a Premiação Outliers InfoMoney pretende reconhecer o trabalho e eleger as melhores gestoras e fundos de investimentos de 2025, em 16 categorias – sendo quatro qualitativas e 12 quantitativas.

Categorias qualitativas (definidas por meio de votação):

Categorias quantitativas (definidas por meio de rankings técnicos):

Maturidade da indústria

A segunda edição do Outliers reforça a proposta do InfoMoney de democratizar o acesso a informações de qualidade sobre a indústria de fundos.

Em um mercado que cresce em diversidade de estratégias, produtos e casas gestoras, a premiação busca reconhecer quem entrega valor real aos investidores e se destaca em performance, visão de mercado e construção de longo prazo.

Além do reconhecimento público, o prêmio aproxima pares, fortalece a reputação das casas vencedoras e contribui para elevar o nível de transparência e excelência no setor.