Os 3 erros que acabam com os projetos dos investidores no Mercado Financeiro

Analista foi desafiado a escolher somente três, dos piores erros que acabam com os sonhos de quem deseja prosperar na Bolsa

MoneyLab

É importante que o planejamento elaborado seja revisado com frequência

Desafiado a escolher somente três dos piores erros de quem está chegando no mercado financeiro, o analista e professor Charlles Nader listou o que ele tem visto de mais perigoso para a consistência de ganhos, independente do tamanho do capital.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Acompanhando milhares de operadores e investidores percebo que os erros são sempre os mesmos. Não mudam. As oportunidades no mercado financeiro são muitas e disponíveis a serem descobertas como complementação de renda ou até como oportunidades de trabalho”, defende o analista.

Para Nader são esses os erros que tiram os investidores desse negócio mais cedo:

1 – Falta de planejamento estratégico

Ter um plano de ação com visão de longo prazo, é básico para a sobrevivência e prosperidade, segundo o analista. O planejamento deve ser traçado com base em algum conhecimento técnico do mercado e uma visão realística do perfil do investidor ou operador e do tamanho do capital.

“É preciso se perguntar quanto você quer ganhar e quanto pode perder; ou melhor, quanto você estaria disposto a perder, de acordo com sua condição financeira e emocional”, orienta Nader, que está oferecendo a imersão gratuita Trader Estratégico 2.0. A série apresenta a combinação de técnica e estratégia para o investidor escalar seu patrimônio no Mercado. Inscreva-se.

O planejamento estratégico define, em linhas gerais, onde chegar, como e em quanto tempo. Para isso, é preciso definir metas de curto, médio e longo prazos. E, a partir de uma leitura do mercado, montar as estratégias de aplicação do capital.

Leia também: Ações podem ser melhor porta de entrada para iniciantes no mercado, mesmo com pouco capital

“É sempre bom diversificar. Lembrando que diversificar não é pulverizar, colocar algum dinheirinho em centenas de investimentos diferentes.. Isso não vai fazer seu dinheiro crescer de forma consistente”, diz o analista.

2 – Urgência de ganhar dinheiro

Esse é o segundo pior erro e leva milhares de pessoas a perder muito dinheiro e a “matar a galinha dos ovos de ouro”.

“Esse é, sem dúvida, um dos erros mais graves e mais comuns que eu percebo entre investidores e operadores. A urgência de ganhar e de ganhar muito torna a relação com o mercado, que tinha tudo para ser saudável e duradoura, uma grande frustração, com consequências bem ruins, em muitos casos”.

Essa mistura explosiva de urgência e ganância leva grande parte das pessoas a optar por operações de curtíssimo prazo e com alta alavancagem (um crédito extra que permite operar com mais dinheiro do que o disponível na conta), aumentando o risco.

Normalmente essa prática vem acompanhada da falta de um gerenciamento de risco adequado e, pior, sem conhecimento técnico para leitura do mercado.

“Você pode e deve confiar em profissionais sérios para gerir o seu dinheiro. Mas, ao lado disso, é importante aprimorar seu estudo técnico do mercado para fazer suas próprias operações e tomar decisões com autonomia”, esclarece Nader.

3 – Não ter visão ampla e de longo prazo

O mercado é um mundo de oportunidades para diferentes perfis e tamanhos de capital. Vários caminhos podem ser traçados com base em conhecimento técnico e objetivos de cada investidor ou operador.

O que todos aqueles que têm sucesso têm em comum: uma visão ampla e de longo prazo.

Uma visão ampla é a capacidade de reconhecer as várias opções disponíveis, seus riscos e potenciais. É possível combinar, por exemplo, operações no mercado de futuros (minicontratos de índice e dólar), mais voláteis, para ganhos mais rápidos, com operações em mercados mais calmos e mais direcionais, como o de ações, o mercado à vista. Para isso é necessário saber ler o cenário antes da tomada de decisões.

“O sucesso no mercado financeiro está em vários caminhos, mas todos precisam de ao menos duas bases: leitura técnica e visão de longo prazo. É perfeitamente possível manter consistência de ganhos na Bolsa, desde que você tenha clareza do que está fazendo e onde quer chegar”, finaliza Nader.

O curso gratuito de Charlles Nader ensina como a combinação de técnica e estratégia ajudam a escalar seu patrimônio no Mercado

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.