Oferecido por

Número de investidores em fundos de ações supera o de CPFs cadastrados na B3

Mais de 6 milhões de pessoas optam por aportar recursos em companhias diversificadas e selecionadas por profissionais, de acordo com a Comdinheiro

MoneyLab

Publicidade

Em dezembro do ano passado, a B3 atingiu a marca histórica de 5,8 milhões de CPFs cadastrados em sua base. O número mostra que o interesse dos brasileiros pela renda variável é crescente. No entanto, a decisão sobre qual empresa escolher para fazer parte da carteira não é simples.

Com mais de 400 empresas listadas, os investidores buscam cada vez mais fazer os seus aportes por meio de fundos. Uma das principais motivações é contar com a experiência do gestor na escolha dos ativos.

O número de cotistas de fundos de ações cresce desde 2014, e atualmente ultrapassa a quantidade de CPFs da B3 ao somar 6,03 milhões de investidores. Os dados foram compilados pela plataforma de inteligência de dados Comdinheiro/ Nelogica.

Continua depois da publicidade

“Além de poder contar com a ajuda de um profissional para a escolha e gestão dos ativos, o investidor ainda tem a vantagem da diversificação ao investir na Bolsa por meio de fundos. Na prática, isso diminui o risco do investimento”, diz Filipe Ferreira, diretor da Nelogica, responsável pela Comdinheiro.

Fundos em alta

Para assets e gestoras, observar esse crescimento no número de cotistas significa a validação de um trabalho qualificado e profissional. “Cada vez mais os gestores têm melhorado a maneira de comunicar as suas estratégias para os investidores. Isso se traduz em segurança para o investidor novato na Bolsa”, diz Ferreira.

Publicidade

Diante de um mercado cheio de potenciais novos cotistas, as gestoras seguem promovendo a abertura de fundos. “No dia 13 de março, 367 papéis foram negociados na Bolsa. Hoje temos 4,2 mil fundos de ações ativos, sendo 348 deles com mais de 1 mil cotistas”, pontua Ferreira, que promoveu o levantamento com base nos dados da Comdinheiro.

O número de cotistas de fundos de ações cresce desde 2014 e atualmente chega a 6,03 milhões de investidores
O número de cotistas de fundos de ações cresce desde 2014 e atualmente chega a 6,03 milhões de investidores

Inteligência de dados

Diante de tantas opções  de fundos, o investidor que preza por tomar suas decisões baseadas em dados confiáveis, que quiser comparar o portfólio e o desempenho históricos dos veículos e ter acesso a centena de indicadores antes de fazer o aporte, pode contar com a Comdinheiro Basic para aprimorar essas análises. A plataforma reúne dados sobre empresas de capital aberto, títulos públicos, moedas, commodities – entre outras categorias.

Continua depois da publicidade

“O plano Basic permite acesso a dados em tempo real e também séries históricas de ativos da renda fixa e variável. É possível testar o serviço sem custos por uma semana”, diz Ferreira. 

Números do Brasil e EUA

Há mais de 10 anos no mercado, a Comdinheiro segue aprimorando a coleta e a organização de dados para basear a decisão não só dos investidores, como também a estratégia de assets, gestoras, bancos, wealth management, seguradoras, e fundos de pensão – clientes que atende com a versão Comdinheiro Pro, que soma 75 mil usuários.

Publicidade

Ao oferecer acesso a um banco de dados completo e detalhado, a plataforma permite que os administradores de grandes patrimônios consigam rastrear e mapear a compra e venda de ativos de concorrentes ao analisar números do mercado do Brasil e dos Estados Unidos.

“Possibilitamos acesso ao histórico de captação dos fundos e o acompanhamento em tempo real da venda de ativos. Conseguimos também mapear as taxas dos CDBs negociados entre os bancos. Isso permite uma visão panorâmica do mercado por quem toma as decisões de alocação, o que se traduz no aprimoramento das estratégias”, diz Ferreira.

Para saber mais sobre as soluções  da Comdinheiro, acesse o site e agende uma demonstração.

Sobre a Comdinheiro 

A Comdinheiro é a plataforma global de informações e análises financeiras adquirida pela Nelogica em 2022. Criada em 2010, é uma ferramenta de inteligência de mercado completa, precisa e segura para a tomada de decisões confiáveis relacionadas ao mercado de ações, fundos, renda fixa e consolidação de ativos. Atende hoje as principais instituições financeiras do Brasil, como CVM, Anbima e B3.  

Sobre a Nelogica 

Fundada em 2003, a Nelogica é a maior provedora de tecnologia para investimentos da América Latina e uma das maiores do mundo. As soluções são plataformas para análise e negociação eletrônica multiclasse de ativos, como o Profit, líder no mercado de ações no Brasil. Atua ainda provendo produtos e serviços para corretoras e clientes institucionais na linha de Home Broker, Risk Manager e Data Solution.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.