Novato no Ifix, FII Hotel Maxinvest deve se beneficiar de estabilidade na oferta de hotéis e PIB melhor

Ao Liga de FIIs, Diogo Canteras afirmou que patamar atual de diárias inviabiliza novos empreendimentos, mas que oferta deve se manter estável

Bruna Furlani

Publicidade

Após um período de forte restrição para o setor hoteleiro durante a pandemia, a estabilidade na oferta de hotéis pelos próximos anos deve ajudar a impulsionar o segmento daqui para frente.

A avaliação é de Diogo Canteras, sócio-diretor na HotelInvest Canteras & Associados, que realiza a gestão do fundo imobiliário Hotel Maxinvest (HTMX11).

“A melhor notícia é da oferta. Estamos com um patamar de diária onde a viabilização de novos empreendimentos ainda não é possível. Ainda não são viáveis”, destacou Canteras, durante participação no Liga de FIIs desta terça-feira (12).

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O programa é produzido pelo InfoMoney e tem apresentação de Maria Fernanda Violatti, analista da XP, Thiago Otuki, economista do Clube FII, e Wellington Carvalho, repórter do InfoMoney. 

Além da baixa viabilidade para colocar um projeto de pé como esse neste momento, o executivo chama atenção para o tempo necessário para que um empreendimento hoteleiro fique pronto.

“Quando for viável, você vai demorar entre três e quatro anos para construir os hotéis. Temos um prazo sem uma adição considerável de oferta no mercado. O desempenho dos hotéis deve continuar melhorando nos próximos anos”, defende Canteras.

Continua depois da publicidade

Outro fator que pode ajudar a impulsionar o setor nos próximos meses é o crescimento econômico, que tem sido revisado constantemente para cima.

Segundo o Relatório Focus, do Banco Central, o ponto médio das estimativas dos economistas agora prevê um avanço de 2,64% para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.

Cerca de um mês antes, as estimativas estavam em torno de 2,29%. “O nosso PIB não vai crescer muito, mas um pouquinho ele vai crescer e isso vai fazer com que a demanda hoteleira aumente”, avalia.

Continua depois da publicidade

Leia mais:
XPHT11 unifica cotas e vai trocar código de negociação; Ifix opera em leve queda

O fundo está entre as novidades da carteira do Ifix – índice dos FIIs mais negociados na Bolsa, que sofreu alteração no começo deste mês.

Apesar de ter entrado agora no índice, o fundo não é tão novato assim na Bolsa. O produto está em operação desde 2007 e conta com 489 unidades hoteleiras (quartos) em 22 hotéis localizados em São Paulo (SP).

Publicidade

Concorrência com Airbnb e outras opções de baixa duração

Embora os últimos anos tenham sido caracterizados por um aumento nas locações de baixa duração como, por exemplo, do Airbnb, Canteras avalia que o perfil de quem fica em um hotel e em outro tipo de locação como essa é diferente.

“Esses empreendimentos são mais competitivos no mercado de hóspedes e lazer. Pessoas com família e no fim de semana”, observa o executivo.

Já o hóspede que fica em hotéis deseja a comodidade de ter um café da manhã e segurança. “A ocupação dos hotéis continua saudável, mesmo com a chegada desse segmento de short-term rental [aluguel de curta duração]”, pondera.