Investimentos

Nova plataforma da Anbima reúne dados de todas as debêntures do mercado

Ao todo são 390 ativos, o acesso a plataforma é gratuito e aberto a qualquer pessoa 

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais lançou nesta semana o Anbima Data, uma plataforma online que reúne dados de todas as debêntures do mercado, desde seu registro no papel até o preço atual. Ao todo são 390 ativos, o acesso a plataforma é gratuito e aberto a qualquer pessoa.

Segundo Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações da Anbima, “o sistema tem por objetivo mudar a forma dos profissionais consumirem os dados do mercado, uma vez que ele reúne informações que antes estavam dispersas, permitindo uma consulta intuitiva e prática.” Nesta plataforma, estão registrados todos os documentos da oferta e eventos corporativos que afetam a negociação, como amortização e liquidação.

A consulta de debêntures pode ser realizada pelo emissor, pelo nome do ativo ou até pela companhia. A princípio o sistema traz informações de todas as emitidas em 2018, não apenas os papéis da Anbima como também todos que foram lançados no mercado.

PUBLICIDADE

“Foi essencial contar com a participação do mercado na construção da plataforma, já que os dados vêm dele e são utilizados por esses players diariamente. Pudemos entender as dificuldades da busca de informações e customizar soluções para atender as demandas”, conta Patrícia Herculano, superintendente de Representação da Anbima.

O próximo passo, agora, é a inclusão de dados de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) na plataforma. O site debêntures.com.br continua no ar, mas o objetivo é que, aos poucos, ele seja desativado e substituído pela Anbima Data.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta na XP!