Nova plataforma da Anbima reúne dados de todas as debêntures do mercado

Ao todo são 390 ativos, o acesso a plataforma é gratuito e aberto a qualquer pessoa 

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais lançou nesta semana o Anbima Data, uma plataforma online que reúne dados de todas as debêntures do mercado, desde seu registro no papel até o preço atual. Ao todo são 390 ativos, o acesso a plataforma é gratuito e aberto a qualquer pessoa.

Segundo Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações da Anbima, “o sistema tem por objetivo mudar a forma dos profissionais consumirem os dados do mercado, uma vez que ele reúne informações que antes estavam dispersas, permitindo uma consulta intuitiva e prática.” Nesta plataforma, estão registrados todos os documentos da oferta e eventos corporativos que afetam a negociação, como amortização e liquidação.

A consulta de debêntures pode ser realizada pelo emissor, pelo nome do ativo ou até pela companhia. A princípio o sistema traz informações de todas as emitidas em 2018, não apenas os papéis da Anbima como também todos que foram lançados no mercado.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Foi essencial contar com a participação do mercado na construção da plataforma, já que os dados vêm dele e são utilizados por esses players diariamente. Pudemos entender as dificuldades da busca de informações e customizar soluções para atender as demandas”, conta Patrícia Herculano, superintendente de Representação da Anbima.

O próximo passo, agora, é a inclusão de dados de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) na plataforma. O site debêntures.com.br continua no ar, mas o objetivo é que, aos poucos, ele seja desativado e substituído pela Anbima Data.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta na XP!