Como investir e comprar ações da Gerdau? Passo a passo

Uma das grandes fornecedoras globais de aço, a empresa atua em segmentos variados da siderurgia. Conheça os detalhes e saiba como comprar ações da Gerdau  

Equipe InfoMoney

As ações da Gerdau são tradicionais no pregão da bolsa de valores. A empresa é a maior produtora de aço brasileira, uma das principais fornecedoras de aços longos (usados na construção civil) nas Américas e também de aços especiais no mundo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Produz ainda aços planos (usados na fabricação de automóveis e eletrodomésticos da linha branca) e minério de ferro. Atuando em tantos segmentos, costuma estar bem posicionada no mercado – e por isso tantos investidores se interessam por comprar ações da Gerdau.

Quer comprar ações da Gerdau? Escolha uma das quatro

Um investidor desavisado pode se sentir confuso ao procurar informações sobre as ações da Gerdau. É que existem duas empresas listadas na B3 pertencentes ao mesmo grupo: a Metalúrgica Gerdau e a Gerdau S.A. E cada uma dessas companhias possui dois tipos de papéis sendo negociados no pregão, totalizando quatro ações diferentes com nomes parecidos. Entenda abaixo a diferença entre elas:

Gerdau S.A. Metalúrgica Gerdau
É a empresa onde estão consolidados os negócios operacionais de siderurgia da Gerdau. A Metalúrgica Gerdau possui 97% das ações ordinárias (ON) da empresa. Holding controladora da Gerdau S.A. A família Gerdau é dona de 42% da Metalúrgica Gerdau, por meio de outra empresa (a Indac).

Gerdau S.A.

A Gerdau S.A. possui tanto ações ordinárias quanto preferenciais em negociação na B3. As ações ordinárias, que dão direito a voto, são identificadas pelo código GGBR3. Apenas 3% delas estão em circulação no pregão.
Já as preferenciais, que garantem preferência na distribuição de dividendos, são identificadas pelo código GGBR4 – e cerca de 86% delas estão em circulação na B3.

Metalúrgica Gerdau

Assim como a Gerdau S.A., a Metalúrgica Gerdau também possui ações ordinárias e preferenciais listadas na bolsa de valores. As ordinárias são identificadas pelo código GOAU3. Cerca de 14% delas estão em circulação no mercado.
Já as ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau têm o código GOAU4. Aproximadamente 87% delas estão em circulação no pregão da B3.

As ações mais negociadas

Dos quatro papéis da Gerdau presentes na B3, dois costumam estar presentes no Ibovespa, principal índice de referência do mercado acionário brasileiro. São as ações preferenciais da Gerdau S.A. (GGBR4) e as preferenciais da Metalúrgica Gerdau (GOAU4).
Isso acontece porque esses dois papéis têm maior liquidez – ou seja, são mais negociados no pregão. Dentre todos eles, os mais líquidos são os GGBR4. Por isso, eles são os mais procurados pelos investidores.

O que avaliar antes de comprar

Como a Gerdau atua em um mercado de alcance global, mas também tem presença importante no cenário brasileiro, alguns elementos diferentes influenciam nos preços das suas ações. Veja mais abaixo:

Mercado internacional

O aço é um produto negociado globalmente. Os preços praticados no mercado internacional influencia o valor pelo qual a Gerdau consegue vender seus produtos. A oferta de aço no mundo tem um peso nisso. Se há mais aço disponível, os preços tendem a cair. Se há menos, podem subir. Esse fator tem impacto direto sobre o lucro da empresa.

Cotação do dólar

Cerca de dois terços dos resultados da Gerdau vêm das vendas feitas no exterior. Com isso, o câmbio se torna um fator que influencia bastante os resultados da empresa. Se o dólar sobe, o preço do aço vendido pela Gerdau no exterior – quando convertido para reais – sobe também. E do mesmo modo, aumenta a receita da empresa.

Construção civil

No mercado brasileiro, uma das atuações fortes da Gerdau é com aço usado na construção civil. Por isso, os resultados da empresa melhoram quando esse setor vai bem. A construção civil costuma ser um termômetro do desempenho geral da economia, já que reagem bem nos momentos de confiança. Por outro lado, tem um desempenho ruim quando há desconfiança sobre os rumos no futuro.

Performance e dividendos

É uma lei do mercado que a rentabilidade passada não garante a rentabilidade futura. Mas o desempenho das ações nos últimos anos é um bom indicativo do rumo que a empresa está tomando. As cotações no pregão influenciam o valor de mercado da Gerdau como um todo. Confira o gráfico dos últimos 10 anos:

Nos últimos dez anos, a distribuição de dividendos pela Gerdau S.A. aos acionistas detentores de papéis preferenciais seguiu o seguinte padrão:

 

Ano Mês Valor por ação PN (R$) Tipo
2018 Novembro 0,13 Dividendos
Agosto 0,14 JCP
Maio 0,08 JCP
Fevereiro 0,03 Dividendos
2017 Novembro 0,03 Dividendos
Agosto 0,02 Dividendos
2016 Novembro 0,02 Dividendos
Agosto 0,03 Dividendos
2015 Outubro 0,04 Dividendos
Agosto 0,05 JCP
Maio 0,06 JCP
Março 0,07 Dividendos
2014 Novembro 0,05 JCP
Julho 0,06 Dividendos
Maio 0,07 JCP
Fevereiro 0,07 Dividendos
2013 Outubro 0,12 JCP
Agosto 0,07 JCP
Maio 0,02 Dividendos
Fevereiro 0,02 Dividendos
2012 Novembro 0,07 JCP
Agosto 0,09 Dividendos
Maio 0,06 Dividendos
Fevereiro 0,08 Dividendos
2011 Novembro 0,12 Dividendos
Agosto 0,09 JCP
Maio 0,06 Dividendos
Março 0,06 Dividendos
2010 Novembro 0,12 JCP
Agosto 0,14 Dividendos
Maio 0,12 JCP
2009 Dezembro 0,18 JCP
Novembro 0,07 JCP
Fevereiro 0,04 Dividendos

Passo a passo para comprar ações

Se você já avaliou seu perfil de investidor, estudou sobre os negócios da Gerdau e decidiu que vai adquirir as ações GGBR4, superou a parte mais difícil. Realizar a compra é um procedimento técnico, mas sem muita complicação. Veja o que fazer:

1. Escolha uma corretora

Para poderem enviar ordens de compra e de venda de ações ao pregão, os investidores precisam ter conta em uma corretora. Existem mais de 80 instituições autorizadas pela B3.

2. Confira o valor da taxa de corretagem

Um dos fatores que você deve verificar é o valor das taxas de corretagem em cada instituição. Esse valor é cobrado cada vez que alguém compra ou vende uma ação. Pode ser um fixo, em reais, ou um percentual sobre o valor da operação. Corretoras como a Clear não cobram taxa de corretagem. Quanto menor for esse custo, menor o impacto sobre o resultado das operações.

3. Envie a ordem de compra

Com a conta aberta, envie dinheiro para a corretora por meio de uma transferência (TED ou DOC) a partir do seu banco. Depois, acesse o home broker – sistema de negociação online – ou ligue para a mesa de operações e passe a ordem de compra. Nesse momento, você terá de informar quantas ações quer comprar e a que preço. Depois, é só esperar.

Invista nas melhores empresas com taxa ZERO para corretagem. Abra uma conta na Clear