Como comprar ações da Lojas Americanas (LAME3 e LAME4); passo a passo para investir

Fatores relacionados ao cenário econômico e à expansão do e-commerce influenciam o desempenho da companhia.

Equipe InfoMoney

Quem nunca entrou em uma Lojas Americanas? Patrimônio do varejo brasileiro, a rede tem mais de 1.300 lojas em todo país. Suas ações costumam ser acompanhadas de perto pelos investidores da bolsa, porque são um bom reflexo do desempenho do setor como um todo. Para os interessados em comprar ações da Lojas Americanas (LAME3LAME4), todos os detalhes sobre a empresa e os papéis estão aqui.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que avaliar antes de comprar

Beirando os 90 anos de idade, a Lojas Americanas comercializa mais de 60.000 itens (de 2.000 fornecedores diferentes) na rede. Ao contrário de outros varejistas, a marca da empresa é a variedade. Pode-se encontrar nas lojas desde brinquedos, bombonière, lingerie até CDs e DVDs (ainda presentes nos pontos de venda), jogos, produtos de higiene e beleza e utilidades domésticas.

Alguns fatores têm forte influência sobre os resultados da empresa e, consequentemente, sobre o desempenho das ações. Confira os três principais abaixo:

Atividade econômica

Empresas do segmento varejista podem ser sensíveis ao vaivém da economia. É fácil entender a razão. Se a perspectiva econômica é ruim, cresce o risco de desemprego – e sem emprego e dinheiro no bolso, as pessoas deixam de comprar itens não essenciais. No caso da Lojas Americanas, esse risco é atenuado pela variedade de produtos vendidos nas lojas. Também estão presentes nas gôndolas itens de valor baixo e primeira necessidade.

Outro fator que favorece a empresa é a flexibilidade que ela tem para adequar a oferta de produtos a eventos sazonais – como Natal, Páscoa e outras datas comemorativas. Isso assegura um reforço no movimento, mesmo quando a atividade não está tão forte.

Taxa de juros

A taxa básica de juros – a Selic – é um elemento importante para avaliar as ações da Lojas Americanas. Juros baixos favorecem o comércio. Afinal, o custo de financiamentos e outras modalidades de crédito cai, e isso normalmente estimula o consumo. O contrário acontece quando a taxa sobe. Por conta do impacto em cascata do custo mais alto do crédito, os consumidores tendem a comprar menos. Para os varejistas, isso é um problema.

Comércio online

O desempenho do comércio online é um fator importante para a Lojas Americanas porque a empresa tem um braço digital. Ela possui uma participação de 62% na B2W, que é dona de marcas de e-commerce como Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Quando o comércio eletrônico se expande, o reflexo acontece também nos resultados da Lojas Americanas. A expectativa é de que o segmento cresça 16% no Brasil em 2019.

Passo a passo para comprar ações da Lojas Americanas

Siga as três etapas abaixo para comprar ações da Lojas Americanas com segurança:

1. Conheça a empresa

Para ter segurança ao comprar ações da Lojas Americanas, é importante estudar a empresa e as suas perspectivas de performance. As corretoras e casas de análise costumam disponibilizar relatórios de análise com essas informações.

Normalmente esse tipo de material começa traçando um perfil das empresas. Depois, os analistas avaliam os resultados financeiros delas e emitem uma opinião: se acham que é hora de comprar ou de vender as ações. Uma terceira opinião comum dos analistas é “manter”. Para quem não tem as ações na carteira, esse é um sinal para evitar comprá-las naquele momento.

Essa visão geral sobre as perspectivas para os papéis pode mudar ao longo do tempo. No primeiro trimestre de 2019, dois terços dos analistas que acompanham a Lojas Americanas sugeriam comprar as ações. No segundo trimestre, menos da metade deles mantinha a mesma opinião.

Os resultados da Lojas Americanas variaram nos últimos anos. Por conta disso, o padrão do seu valor de mercado foi o seguinte:

Já a distribuição de dividendos para os acionistas na última década foi o seguinte:

Ano Mês Valor por ação PN (R$) Tipo
2009 Abril 0,02 Dividendos
2010 Abril 0,02 JCP
Abril 0,03 Dividendos
2011 Abril 0,02 JCP
Abril 0,01 JCP
Abril 0,06 Dividendos
2012 Abril 0,03 JCP
Abril 0,010729 JCP
Abril 0,07 Dividendos
2013 Abril 0,03 JCP
Abril 0,01 JCP
Abril 0,07 Dividendos
2014 Abril 0,03 JCP
Abril 0,01 JCP
Abril 0,08 Dividendos
Abril 0,04 JCP
Abril 0,08 Dividendos
2015 Abril 0,03 JCP
Abril 0,02 JCP
Abril 0,05 Dividendos
2016 Março 0,04 JCP
Março 0,04 JCP
Março 0,02 Dividendos
2017 Abril 0,04 JCP
Abril 0,02 JCP
Abril 0,02 JCP
2018 Abril 0,08 JCP
2019 Abril 0,08 JCP

Fonte: RI Lojas Americanas

2. Escolha a ação

A Lojas Americanas tem dois tipos diferentes de ações negociados na bolsa de valores. A empresa tem ações ordinárias, negociadas sob o código LAME3, que dão direito a voto a seus detentores. Também tem ações preferenciais, que não dão direito a voto, mas preferência na distribuição de dividendos. Elas são negociadas sob o código LAME4 e são as mais líquidas das duas – ou seja, as que apresentam o maior volume de negociação.

Tanto é assim que LAME4 é uma das ações que compõem o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira. Um dos critérios para a inclusão de papéis no índice é justamente o volume da sua presença nos pregões da B3.

3. Cadastre-se em uma corretora

Para poderem enviar ordens de compra e de venda de ações ao pregão, os investidores precisam ter conta em uma corretora. Existem mais de 80 instituições autorizadas pela B3.

Para definir como comprar ações da Lojas Americanas, verifique o valor das taxas de corretagem em cada instituição. Esse valor é cobrado cada vez que alguém compra ou vende uma ação. Pode ser um fixo, em reais, ou um percentual sobre o valor da operação. Corretoras como a Clear não cobram taxa de corretagem. Quanto menor for esse custo, menor o impacto sobre o resultado das operações.

Com a conta aberta, envie dinheiro para a corretora por meio de uma transferência (TED ou DOC) a partir do seu banco. Depois, acesse o home broker – sistema de negociação online – ou ligue para a mesa de operações e passe a ordem de compra. Nesse momento, você terá de informar quantas ações quer comprar e a que preço. Depois, é só esperar.

Invista em ações com taxa ZERO de corretagem: clique aqui e abra uma conta na Clear!