Em onde-investir

Como comprar ações da Taurus Armas (FJTA4)

Uma das maiores fabricantes de armas leves do mundo, a empresa tem papéis conhecidos pela volatilidade. Saiba como comprar ações da Taurus sem sustos. 

Taurus
(Divulgação / Facebook)

As ações da Taurus não são uma unanimidade no mercado. A empresa é uma das maiores fabricantes de armas leves do mundo. Seus papéis costumam chamar atenção quando a discussão sobre facilitar o acesso a armas de fogo fica em evidência.

Por causa disso, muitos investidores querem saber como comprar ações da Taurus (FJTA4) . Explicamos tudo aqui.

O que avaliar antes de comprar ações da Taurus

Assim como sobem, as ações da Taurus também caem bastante de vez em quando. As cotações normalmente recuam depois que passa o burburinho sobre a liberação das armas. Ou despencam, quando alguém cogita restringir a compra dos equipamentos.

Isso pode afetar bastante o valor de mercado da companhia, como mostram os gráficos abaixo:

 

Alta volatilidade

Se você quer saber como comprar ações da Taurus, deve lembrar que a volatilidade é uma marca desses papéis. Não é raro as cotações subirem - ou caírem - mais de 20% num só pregão.

Isso aconteceu pelo menos cinco vezes só em janeiro de 2019 - primeiro mês da presidência de Jair Bolsonaro, conhecido defensor da liberação do porte de armas.

Isso acontece, entre outras razões, porque as ações da Taurus têm pouca liquidez. Significa que o volume de negociação com os papéis não é tão significativo quanto de outras ações. Papéis com baixa liquidez costumam sofrer fortes variações no mercado.

Mercado externo

Embora o acesso a armas no Brasil seja considerado um fator importante, na prática o preço das ações da Taurus é influenciado pelo mercado externo. A maior parte da receita da empresa - cerca de 85% - vem das exportações.

Por isso, fatores que costumam ter impacto para os exportadores em geral também são importantes para a Taurus. É o caso da cotação do dólar, por exemplo.

Nos últimos anos, a Taurus tem tido prejuízo, em parte em função da variação do câmbio. Com isso, a distribuição de dividendos pela companhia foi afetada.

Segundo registros na página de relações com investidores da empresa, a última distribuição de proventos aos acionistas ocorreu em 2013:

Ano Mês Valor por ação PN (R$) Tipo
2013 Março 0,03 Dividendos
2012 Novembro 0,03 JCP
2012 Agosto 0,07 Dividendos
2011 Novembro 0,1 JCP
2011 Agosto 0,03 JCP
2011 Abril 0 Dividendos
2010 Novembro 0,1 JCP
2010 Junho 0,07 JCP
2010 Abril 0 Dividendos
2009 Novembro 0,14 JCP
2008 Novembro 0,2 JCP
2007 Novembro 0,16 JCP
2007 Abril 0,01 Dividendos
2006 Dezembro 0,1 JCP
2006 Janeiro 0,07 Dividendos
2004 Novembro 0,08 JCP
2003 Novembro 0 JCP
2003 Abril 0 Dividendos
2002 Dezembro 0 JCP
2002 Junho 0 JCP

Fonte: Taurus RI
Obs: As distribuições que aparecem com valor igual a zero tiveram valor por ação menor do que R$ 0,01.

Presença em índices de ações

Para quem quer aprender como comprar ações da Taurus, é importante saber os papéis passaram a integrar alguns índices da B3. As ações ordinárias da empresa (FJTA3) já figuraram no IGCX (Índice de Governança Corporativa Diferenciada), no INDX (Índice Industrial) e no ITAG (Índice Tag Along Diferenciado).

Já as ações preferenciais (FJTA4) passaram pelo IBRA (Índice Brasil Amplo), IGCT (Índice de Governança Corporativa Trade) e SMLL (Índice Small Caps), além de IGCX, INDX e ITAG. Nenhum dos dois papéis faz parte do Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira.

Passo a passo para comprar ações da Taurus

Siga as três etapas abaixo para investir nas ações da Taurus com segurança:

1. Analise seu perfil de investidor

Os papéis da empresa têm um histórico de volatilidade grande. Portanto, antes de verificar como comprar ações da Taurus, o investidor precisa avaliar se está disposto a encarar os altos e baixos.

Procure responder, para si mesmo, perguntas como qual seu nível de conhecimento sobre a empresa ou quanto tempo terá disponível para estudar sobre ela.

Também é preciso identificar seus objetivos com as ações: aproveitar uma oportunidade para obter ganhos no curto prazo ou tornar-se um acionista de longo prazo? E principalmente, imagine cenários. Se a ação caísse 20% em um dia, qual seria sua reação? E se subisse 20% em apenas um pregão? Tudo isso vai ajudá-lo a saber se comprar as ações da Taurus é uma boa ideia - ou não.

2. Cadastre-se em uma corretora

Para pensar em comprar ações da Taurus, é preciso, antes de tudo, ter uma conta em uma corretora. São as corretoras que realizam as ordens de compra e de venda dos investidores no pregão. Existem mais de 80 instituições autorizadas pela B3 (confira a lista aqui).

A melhor corretora varia de acordo com os objetivos do investidor. Um dos fatores importantes é verificar o valor das taxas de corretagem de cada uma. A taxa de corretagem é cobrada cada vez que se compra ou se vende uma ação. Pode ser um valor fixo, em reais, ou um percentual sobre o valor da operação. Há corretoras, como a Clear, que não cobram taxa de corretagem. 
 
Para que a corretora execute a sua ordem de comprar ações da Taurus, é necessário transferir dinheiro para essa conta. Você pode fazer uma transferência (TED ou DOC) do seu banco para a corretora.

Depois, basta acessar o home broker - sistema de negociação online - ou contatar a mesa de operações pelo telefone para passar a ordem de compra. Será preciso informar a quantidade de ações que pretende adquirir e a que preço. Então, é só esperar até um investidor que possua papéis da Taurus aceitar a oferta.

3. Acompanhe o desempenho das ações

Depois de fechar seus primeiros negócios, será preciso monitorar o desempenho dos papéis. Você pode fazer isso diretamente pelo home broker.

Se pretende manter os papéis na carteira por muito tempo, pode reservar alguns minutos uma vez por semana para isso. Observe o quanto as ações subiram ou caíram e reavalie periodicamente a sua posição.

Se seu objetivo ao comprar ações da Taurus é aproveitar uma oportunidade no curto prazo, será preciso ficar atento a ela todos os dias. Além dos gráficos das cotações, acompanhe também as notícias e relatórios que forem divulgados sobre a empresa. Essas informações vão permitir que você decida o melhor momento de se desfazer dos papéis.

Invista em ações com taxa ZERO de corretagem: abra uma conta gratuita na Clear!

 

Contato