Investidores brasileiros estão mais otimistas que os do restante do mundo, aponta UBS

Pesquisa com investidores de alto patrimônio revela que 75% dos brasileiros estão confiantes em relação às perspectivas econômicas globais, ante a média mundial de 51%

Beatriz Cutait

Publicidade

SÃO PAULO – Investidores brasileiros de alto patrimônio demonstram maior otimismo neste segundo trimestre que os do restante do mundo. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa de sentimento realizada pelo UBS.

De acordo com o levantamento, 75% dos brasileiros estão otimistas com as perspectivas econômicas globais, ante 51% dos investidores de outros países. Com relação às expectativas para a região, os brasileiros também estão bem mais confiantes que os estrangeiros, com 75% de otimismo, ante 60%.

No mercado acionário, a diferença é ainda maior. Novamente 75% dos investidores brasileiros estão otimistas com as ações em termos globais, bem acima dos 49% dos estrangeiros. Quando questionados sobre o sentimento com relação às ações de sua própria região, o otimismo impera mais uma vez entre os brasileiros, com 74% das respostas, ante apenas 56% de confiança dos estrangeiros.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nada menos que 68% dos brasileiros disseram que pretendem investir mais nos próximos seis meses, bem acima da média de 42% reportada pelos investidores mundiais.

Em termos de preocupações, a inflação lidera na pesquisa feita no Brasil, ao ser mencionada por 65% dos entrevistados, seguida por menções à dívida nacional e ao ambiente político, ambos com 63%.

Dentre os entrevistados, 51% disseram ter contas no exterior e nada menos que 94% afirmaram que pretendem destinar dinheiro para fora do país nos próximos 24 meses.

Continua depois da publicidade

Por fim, dentre os empresários, 73% dos brasileiros disseram que devem investir mais em seus negócios em 12 meses, o dobro do reportado (37%) pelos investidores ao redor do mundo.

Para a pesquisa brasileira, o UBS entrevistou 150 investidores com pelo menos US$ 1 milhão em aplicações, além de 52 empresários com ao menos U$ 250 mil em receita anual e um funcionário que não seja ele próprio. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de março.

Análise global

Ainda que os dados brasileiros apontem para maior confiança que no restante do mundo, o UBS classifica o tom global como otimista entre os investidores de alto patrimônio e empresários, com sinais de apetite por oportunidades enquanto os mercados se recuperam em 2019.

A pesquisa global do UBS entrevistou 3.653 investidores e empresários de 17 países em março e mostrou que a proporção de otimistas e pessimistas em relação à economia global correspondeu a 51% e 21%, respectivamente.

Do lado negativo, os investidores expressaram preocupações com questões domésticas. Cerca de 44% das pessoas mencionaram a política como uma das principais preocupações e 40% citaram a dívida nacional.

Os investidores também seguiram com alto volume de caixa em seu portfólio, com uma média global de alocação de 32% em ativos líquidos, puxada principalmente por respostas das regiões asiática, latino-americana e europeia.

Invista melhor o seu dinheiro: abra uma conta gratuita na XP Investimentos

Tópicos relacionados

Beatriz Cutait

Editora de investimentos do InfoMoney e planejadora financeira com certificação CFP, responsável pela cobertura do universo de investimentos financeiros, com foco em pessoa física.