LIG já está regulamentada e pode começar a ser emitida, diz BC

Formato de investimento é amplamente aguardado pelo setor de construção civil

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A regulamentação da Letra Imobiliária Garantida (LIG), versão brasileira dos covered bonds, está totalmente pronta, de acordo com o diretor de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, João Marques Pereira. Agora, resta interesse de instituições emissoras para que esta ferramenta seja efetivamente lançada.

“Do ponto de vista operacional a regulamentação está completa”, disse ele nesta sexta-feira, 14, durante o Fórum Incorpora, organizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). “As conversas que temos com o mercado é de que, se houver interesse na emissão, o produto já pode ser registrado. Agora é uma questão de mercado”, complementou o diretor.

No mesmo painel, representantes do Santander, da Caixa e do Itaú deram a entender que o interesse na emissão depende de um cenário de juros considerado estável, o que garantiria a competitividade com as ferramentas já existentes de financiamento imobiliário. “Temos de desenvolver o mercado para poder fazer as ofertas das LIGs, disse Cassio Schmitt, diretor do Banco Santander. 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O processo de regulamentação do novo instrumento de crédito durou cerca de 3 anos. De acordo com o próprio BC, o título “tem potencial de complementar as fontes tradicionais de recursos para o setor imobiliário, podendo contribuir para o crescimento do crédito nos próximos anos e ampliar a participação de investidores estrangeiros na estrutura de financiamento das instituições financeiras emissoras”. Ao longo do evento, representantes das incorporadoras demonstraram entusiasmo com a chegada dos novos bonds, e citaram muitas vezes a abertura de portas decorrente do futuro lançamento. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney