Apple investir na Tesla “é uma péssima ideia”, afirma Buffett

Buffett, acionista da Apple, acredita que o setor automobilístico não é boa opção

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O investidor Warren Buffett afirmou que seria uma “péssima ideia” a Apple investir na Tesla, em entrevista à Fox Business nesta quinta-feira (30). “Eu costumo apoiar o que o Tim Cook faz, mas acho que seria uma péssima ideia entrar no setor automobilístico”, disse. 

O bilionário alfinetou o CEO da empresa de carros elétricos, Elon Musk. Ele afirmou que “se um erro acontecer, deve ser corrigido imediatamente”, se referindo ao tuíte considerado ilegal sobre o financiamento do fechamento de capital da empresa estar “garantido”. 

Para Buffett, o setor automobilístico não é “um negócio fácil” e tem muita concorrência. “Você ganha em um ano e perde no próximo. Isso não dá uma vantagem permanente”, afirmou. 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Musk recuou sobre os planos de sair da bolsa de valores de Nova York, a Nasdaq, depois de insinuar a proposta em 7 de agosto através de um tuíte, que deu início a uma investigação pela Securities and Exchange Commission (SEC), uma espécie de Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dos EUA. 

A Berkshire Hathaway, de Buffett, comprou ações da Apple neste ano, e o investidor já afirmou gostar muito da empresa. “Nós compramos cerca de 5% da empresa. Eu adoraria ter 100% dela. Gostamos muito da economia de suas atividades, da administração e da maneira como eles pensam”, ressaltou o megainvestidor ao CNBC. 

Leia mais: Tesla fora da bolsa? Ações sobem com tuíte de Musk

Continua depois da publicidade

Mesmo com o fechamento de capital da Tesla fora de cogitação, por hora, a empresa ainda tem um caminho difícil pela frente para atender às projeções de rentabilidade e produção, especialmente porque lida com as investigações e processos decorrentes do tuíte imprudente de Musk.

A Apple, entretanto, tem bilhões para usar, interesses óbvios em entrar no mercado de carros e encontrar novos produtos para comercializar além de smartphones. A gigante da tecnologia vem investindo em seu próprio projeto de carros autônomos, chamado Titan e continua contratando engenheiros da Tesla, uma prática que já foi criticada por Musk. 

Após a declaração de Buffett, as ações da Tesla nesta sexta-feira (31) estavam caindo 0,60% às 16h40 (horário de Brasília). Enquanto isso, as ações da Apple apresentavam uma alta de 1,27%. 

Continua depois da publicidade

Quer investir seu dinheiro em grandes empresas? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.