O que é Tesouro Direto Selic?

Aprenda a investir nos títulos do Tesouro atrelados à taxa básica de juros

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Tesouro Direto não raro é a primeira escolha do investidor ao sair da Poupança, graças ao nível de confiança atribuído normalmente ao governo. Investir no Tesouro significa emprestar dinheiro ao governo brasileiro via Tesouro Nacional e receber de volta com juros dentro de uma regra pré-estabelecida. 

Dentre todos os títulos do Tesouro Direto, o Tesouro Selic é o mais líquido – portanto, o mais apropriado para quem busca aplicações para o curto prazo. Isso porque ele sofre menos volatilidade. Seus papéis perdem margem de vantagem frente à Poupança em tempos de Selic mais baixa. 

Quanto rende

O Tesouro Selic, especificamente, usa como medida dessa rentabilidade a taxa básica de juros (Selic), cujo valor é definido pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom) em reuniões a cada 45 dias. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os títulos do Tesouro Selic oferecem rentabilidade levemente superior à Selic antes de impostos e taxa de custódia. Ao comprar papéis do Tesouro Selic, o investidor deve ficar atento, portanto, às variações da taxa Selic. Se, no momento da compra, a Selic estiver, por exemplo, em 10% ao ano, isto não significa que o título renderá de acordo com estes 10% até o momento da retirada: a rentabilidade flutuará de acordo com as definições do Copom. 

Os títulos indexados à taxa Selic remuneram no momento de resgate (vencimento) ou venda antecipada (recomendável apenas em casos específicos). O pagamento é em um dia útil após a solicitação de resgate (D+1).

Sobre esta rentabilidade, o investidor deverá pagar uma taxa de custódia (fixa a todos os títulos de Tesouro Direto) de 0,03%. Além dela, cobra-se Imposto de Renda de acordo com a tabela regressiva. O valor deste imposto começa em 22,5%, para aplicações resgatadas em menos de 180 dias e chega a 15% para aquelas superiores a 720 dias. É importante lembrar destes valores ao simular a aplicação. 

Continua depois da publicidade

Período Tributação (IR)
até 6 meses 22,5%
de 6 a 10 meses 20%
de 12 a 24 meses 17,5%
acima de 24 meses 15%

O investidor pode adquirir papeis do Tesouro Selic (e dos demais títulos oferecidos pelo Tesouro Nacional) através de corretoras de investimentos como a XP Investimentos. Abra uma conta clicando aqui.

Como o dinheiro é assegurado

A segurança do investimento em Tesouro Direto fica por conta do governo federal: não há necessidade de ação do FGC. Caso o Tesouro Nacional, por alguma razão excepcional, dê calote em seus investidores, provavelmente todo o sistema financeiro sairá prejudicado – não apenas os investidores destes títulos. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney