Metro quadrado mais barato da Zona do Euro atrai investidores em busca de visto

Visto para investidor nesse mercado é considerado o "mais fácil do mundo"

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Graças à ausência da barreira de linguagem, Portugal é um destino cada vez mais popular para os investidores brasileiros em busca de um visto europeu. Mas, aos mais atentos, outro país vem chamando a atenção por outro atrativo: a Grécia tem o metro quadrado mais barato da Zona do Euro e está igualmente aberta aos investidores estrangeiros. 

Em Atenas, o metro quadrado custa, em média, 1.265 euros, mais barato que em Budapeste, Lisboa, Madrid, Berlim, Viena, Roma, Paris e Londres. Nesta última cidade, o preço médio é de 16.595 euros. 

“Percebemos que o interesse dos brasileiros por imóveis na Grécia cresceu nos últimos dois anos, mas ainda há muito espaço para expansão”, diz Yiannis Ziavras, diretor geral da RE/MAX em Atenas. 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Como não há obrigatoriedade de morar no imóvel, é possível alugá-lo de imediato”, diz Ziavras. Investir em um imóvel de 250 mil euros garante o Visto de Ouro para o proprietário e família, incluindo filhos de até 21 anos. Este visto garante livre circulação por todos os países do Espaço Schengen, que inclui toda a União Europeia, além de Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Ele é válido por 5 anos e renovável por mais 5 – desde que a posse do imóvel seja mantida. 

“O investimento pode ser em casas, sobrados, apartamentos, prédios, lojas ou hotéis localizados nos principais destinos de turistas internacionais, que totalizaram mais de 27 milhões em 2017. Percebemos que o interesse dos brasileiros por imóveis na Grécia cresceu nos últimos dois anos, mas ainda há muito espaço para expansão”, explica  Ziavras. Atualmente, 4 mil brasileiros moram no país.

O passo a passo para a aquisição do visto de residência inclui a escolha de um ou mais imóveis com um valor total a partir de 250 mil euros na Grécia para investir; assinatura da procuração para adquirir a propriedade, em caso que não possa viajar para assinar o contrato; solicitação de autorização de residência; submissão de dados biométricos; obtenção de autorização de residência.

Continua depois da publicidade

Para solicitar a autorização de residência, são necessárias apenas quatro fotos e um documento de parentesco familiar que deve ser traduzido para o inglês e certificado pelo consulado da Grécia. Para abrir uma conta bancária, é necessária uma cópia do passaporte, dois documentos indicando o emprego e o endereço residencial do comprador traduzido para o inglês e uma cópia do documento de identificação do comprador traduzido para o inglês.

Ainda não tem 250 mil euros? Invista melhor. Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney