5 coisas que millennials devem começar a fazer hoje para se aposentar mais cedo

Para ter uma independência financeira, o planejamento deve começar o mais cedo possível

Mariana Zonta d'Ávila

Os millennials são pessoas que têm, hoje, entre 18 e 35 anos.

Publicidade

SÃO PAULO – É difícil pensar na aposentadoria quando se é jovem, seja por não ser uma prioridade no momento ou por pensar que ainda há muito tempo para se planejar. Porém, se você é da Geração Y, o caminho para uma aposentadoria confortável começa agora e, com as atitudes certas, você pode até conseguir se aposentar mais cedo. É o que conta Tim Lemke para o portal Wise Bread.

Pensando nisso, ele elencou algumas atitudes que os millennials devem começar a adotar hoje para conseguirem uma boa aposentadoria, das quais o InfoMoney selecionou cinco. Confira:

  1. 1. Pensar no patrimônio e em como gasta seu dinheiro

Uma das coisas mais importantes quando planejando a aposentadoria é focar em acumular coisas que ganham valor independente da sua atuação, ou seja, bens ativos – que gerem renda, como investimentos em ações, por exemplo. Em outras palavras, é preciso evitar gastar dinheiro com coisas que irão perder valor financeiro ao longo do tempo, como bens passivos (casas, carros etc.).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Essa nova mentalidade vai ajudar você a criar um alto “patrimônio”, calculado sobre quanto os seus ativos irão exceder as suas responsabilidades, ou seja, quanto o seu dinheiro irá “trabalhar por você”. Para ter uma aposentadoria confortável você precisa de uma certa quantia reservada e, para isso, você precisa fazer as escolhas financeiras corretas – principalmente quando jovem.

  1. 2. Buscar outras fontes de renda

Para acumular dinheiro suficiente para se aposentar mais cedo e poder viver de renda, você precisará de uma renda saudável e estável. Se o seu trabalho fixo não paga o bastante, procure outras fontes de renda. Isso pode significar trabalhos freelance como escrever para blogs, dar aulas de matemática, trabalhar como DJ, tocar em bares etc.

Quando novo, você tem mais disposição e liberdade para se arriscar a ganhar dinheiro de outras formas. Ganhe dinheiro, invista e veja como isso pode ajudar você a se aposentar mais cedo.

Continua depois da publicidade

3. Aprender a criar – e manter – orçamentos

A única maneira de investir é se você economizar, e a única maneira de economizar é gastar menos do que você ganha. Isso pode ser fácil de falar, mas difícil de fazer, principalmente quando a sua renda não é muito alta. Por outro lado, é fundamental que você tente fazer isso acontecer.

Comece acompanhando os seus gastos diários para saber exatamente onde o dinheiro está indo. Depois, crie listas para as diversas categorias de gastos (aluguel, alimentação, entretenimento etc.). Criar e manter um orçamento requer disciplina e foco, mas pode ser divertido – e recompensador, quando você ver que suas economias estão crescendo.

  1. 4. Quitar suas dívidas

Se você tem dívidas de financiamento estudantil ou até mesmo de cartão de crédito, é preciso que você elimine isso o quanto antes caso queria se aposentar mais cedo. Comece pelas dívidas maiores e, após quitá-las você pode começar a focar realmente em poupar e investir.

  1. 5.Contratar seguros

Uma aposentadoria precoce acontece tanto por evitar desastres como acumular riqueza. É difícil economizar e investir agressivamente se você não está se sentindo bem e com centenas de reais gastos em remédios, consultas médicas etc., ou então, ter que substituir seus itens perdidos pós-vazamento de água no apartamento.

Você pode pensar que um seguro de saúde é um gasto desnecessário, porque você é novo e saudável, ou então que é um bom motorista e não precisa de um seguro para o seu automóvel. Mas se você realmente quer a sua independência financeira, você precisa estar seguro, já que um único desastre pode prejudicar o seu futuro financeiro.

Quer ter uma aposentadoria confortável? Invista. Abra uma conta na XP