4 dicas para proteger seus investimentos de um colapso do mercado

Uma das principais atitudes é se preparar sempre para o pior

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – A bolsa brasileira registrou um circuit breaker neste ano – pela primeira vez desde a crise de 2008 – no pregão seguinte à divulgação do áudio envolvendo o presidente Michel Temer e o dono da JBS Joesley Batista. O fatídico 18 de maio levou o Ibovespa à maior queda diária desde 22 de outubro de 2008 e o dólar deu o maior salto desde 5 de março de 2003.

 Aos poucos o mercado se recompôs, mas o susto trouxe de volta aos investidores, inclusive os de longo prazo, o temor com seus aportes destinados ao incremento da aposentadoria. Segundo pesquisa da BlackRock, com investidores norte-americanos, apenas metade acredita que terá dinheiro suficiente para se aposentar.

 Por aqui, as incertezas políticas e econômicas, aliada à reforma previdenciária, podem trazer ainda mais insegurança aos investidores. Veja as dicas da CNN Money para proteger seus investimentos focados na aposentadoria:

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 1 – Verifique se os seus investimentos estão alinhados com sua aversão ao risco
 A pior coisa que você pode fazer quando pensa na ideia de um colapso do mercado é colocar todo seu dinheiro em ações de alto risco e retorno. As ações voláteis já são bastante arriscadas, especialmente se você é um investidor mais antigo que tem muito a perder.

 É preciso reequilibrar o portfólio de investimentos para garantir que seus investimentos estejam alinhados com sua aversão ao risco, caso contrário, você pode perder muito dinheiro se o mercado estagnar.

 Fale com o seu consultor financeiro para determinar o risco com o qual você se sente confortável. Ele (a) pode ajudá-lo a decidir quais investimentos são adequados para suas necessidades atuais e futuras, de acordo com a previsão de desempenho do mercado.

Continua depois da publicidade

 2 – Não invista nada que você puder precisar nos próximos cinco anos
 Este sempre foi um bom conselho para que os investidores evitem tirar o seu dinheiro do mercado, mas é especialmente verdade durante eventuais momentos de queda do mercado. O que sobe deve cair, mas no caso do mercado de ações, o que está para baixo ainda retorna ao patamar anterior, eventualmente.

 Se o mercado falhar, você precisará pilotar a tempestade ao invés de vender tudo em um momento pânico. Ao investir apenas dinheiro que você conhece, não precisará de pelo menos cinco anos, será mais fácil para você deixar essas economias intactas até o mercado recuperar.

 3 – Elimine todas as dívidas possíveis
 Se está se aproximando da idade da aposentadoria e suas economias não estão exatamente como esperava, você terá que viver abaixo do seu padrão atual e economizar o que puder. Isso é mais fácil quando você não tem um monte de dívidas.

Novamente, o dinheiro investido deve ser aquele que você não precisará por pelo menos cinco anos, por isso, é sábio pagar o máximo de dívidas que puder para ter certeza de que não precisará tirar esse dinheiro dos investimentos se um problema financeiro aparecer.

 4 – Prepare-se para o pior
 Embora seja impossível preparar uma estratégia de investimento infalível para quando o mercado passa por maus momentos, há algo que você pode fazer que o tornará mais preparado do que a maioria das pessoas: sempre se prepare para o pior.

 Quando você assume que seu portfólio será, digamos, cortado ao meio em apenas alguns anos, você vai trabalhar mais para garantir que suas economias sejam suficientes para resistir aos problemas do caminho.

 Também te ajuda a evitar pânico e a tomada de decisões precárias durante um colapso, apenas porque você não estava pensando estrategicamente.

 Ninguém quer pensar sobre o mercado de ações em colapso, mas os bons tempos podem não durar para sempre. Estar preparado, observando atentamente suas economias, sendo inteligente sobre o dinheiro que você escolhe para investir, e sempre estar pronto para os piores cenários irá ajudá-lo a enfrentar as eventuais tempestades ao longo do caminho.