Multimilionária que revirava lixo revela lição que aprendeu com seu pai para economizar

Mantra ajudou empreendedora a organizar suas finanças e trilhar seu caminho para o sucesso

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Quando a empresária Sophia Amoruso estava na quarta série, seus pais faliram. Ela conta que lembra de ir com seus pais para um conselheiro de dinheiro e vê-los cortando seus cartões e jogando fora. A partir daquele momento, o pai dela começou com um novo mantra financeiro, chamado “dinheiro vivo é o rei”, aponta o site Business Insider.

O mantra tem relação direta com não gastar dinheiro que não se possui e não abusar do crédito. Desde esse momento na quarta série, Amoruso foi de uma adolescente que revirava o lixo para dona de um império de vestuário que vale mais de US$ 100 milhões.

E ela fez tudo isso sem tomar emprestado um centavo, conforme ela mesma comenta. Não depender de crédito e aderir a esse mantra para gastar menos é algo muito simples, mas que a empresária comenta que a maior parte das pessoas não entende.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O mantra é bastante simples, basta não gastar um dinheiro que não se tem. “Infelizmente, fazer isso (abusar do crédito), não é apenas a norma de muitas pessoas, mas também um sinônimo de sucesso. Crescendo nos subúrbios, eu via isso todo tempo: a piscina chique no quintal, ou o novo carrão do vizinho. Essas coisas geralmente não eram um sinal do que essas pessoas podiam bancar, mas apenas do que elas podiam tomar emprestado”, comenta.

Cartões de crédito que, tipicamente, apenas requerem que você pague uma pequena parcela da fatura no fim do mês fazem com que seja incrivelmente fácil para as pessoas gastarem mais do que deveriam e sucumbirem a uma inflação no estilo de vida: vivendo acima do teto que a receita permite.

Claro que isso não significa que você deve ignorar completamente o crédito. Amoruso aponta: “enquanto eu não concordo que o mundo deveria premiar pessoas por gastarem dinheiro que elas não têm, isso acontece”; No entanto, você precisará de um limite alto em alguns momentos, para fazer uma viagem ou grandes compras, então é sempre bom usar o cartão com parcimônia.

Continua depois da publicidade

O segredo é ficar de olho nas compras mais simples para que se tenha certeza de que é possível pagar a fatura com tranquilidade no final do mês, sem passar por nenhuma turbulência ou susto.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Continua depois da publicidade

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação