4 frases geniais de Warren Buffett que ajudam você a investir melhor

Ao realizar seus investimentos, não deixe de escutar o Oráculo de Omaha

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Os investidores olham para Warren Buffett como um dos melhores investidores de todos os tempos. E uma de suas características mais marcantes é a oratória. São diversos os ensinamentos que o Oráculo de Omaha tem a compartilhar sobre sua filosofia de investimentos, com dicas que podem ajudar você a investir melhor.

Confira quatro dessas citações selecionadas pelos colaboradores do Motley Fool:

Steve Symington: Tarefa difícil optar por apenas uma, mas já que preciso reduzir as reflexões de Warren Buffett em meramente uma, escolho essa: “Compre uma ação como se você fosse comprar uma casa. Entenda e goste dela como se você fosse tê-la na ausência de qualquer mercado”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Essa frase não se refere somente à eficácia dos investimentos a longo prazo, como também ao fato de que as ações não são apenas números em uma tela, mas algo concreto e tangível como uma casa.

Considerando o fato de que Buffett normalmente mantém suas ações “para sempre”, estamos falando de um multibilionário que ainda possui a mesma casa comprada em Omaha, Nebraska por $31,500 em 1958.

Jason Hall: Uma de minhas citações favoritas é Uma pessoa só está sentada na sombra hoje, porque alguém plantou uma árvore há um tempo atrás. Acredito que essa frase resume a abordagem de Buffett sobre o real significado de investir como nenhuma outra o faz

Continua depois da publicidade

Construir algo grande, como juntar dinheiro para a aposentadoria, requer muito tempo e paciência. Assim como plantar uma árvore, muito do que acontece entre plantar a semente e obter o benefício da sombra décadas depois, não necessita de intervenção humana, mas pelo contrário, o excesso de intervenção pode impedir que a árvore alcance o seu potencial máximo.

O mesmo acontece quando mexemos muito em nosso portfólio. Se você quer a sombra, se lembre das palavras de Buffett e deixe que a árvore que você plantou cresça sem interferências.

Sean Williams: O Oráculo do Omaha possui diversos ensinamentos tanto para novos como para mais experientes investidores, mas o meu favorito é: Você só precisa fazer algumas poucas coisas certas na vida, desde que não faça muitas erradas”.

Essa simples, mas profunda frase lembra aos investidores que eles não precisam ser perfeitos. Em outras palavras, o seu objetivo como investidor não deve ser alcançar a perfeição, mas encontrar um investimento que seja fixo por um tempo e que tenha um retorno constante.

Dan Caplinger: Uma de minhas citações favoritas sobre os riscos de reputação aos quais estamos suscetíveis é: Leva-se 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la”.

Warren Buffett baseia seus investimentos em líderes que temem apostar a ética e a moral para alcançar seus objetivos, o que garante maior responsabilidade e segurança ao próprio investidor.

A conclusão que temos, portanto, é: o que você faz com a sua reputação é tão importante quanto construí-la.

Aprendeu as lições? É hora de aplicá-las: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!