“Sempre vivi ‘no talo’, mas agora sobra dinheiro”, diz criador da ‘Porta dos Fundos’

Confira as melhores partes da entrevista com o diretor, roteirista e criador da produtora de vídeo 'Porta dos Fundos', Ian SBF

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – Ian Raul Samarão Brandão Fernandes, conhecido como Ian SBF, é diretor, roteirista e criador da produtora de vídeo ‘Porta dos Fundos’, que, em menos de um ano, tornou-se o maior canal de comédia no Youtube do Brasil e o quinto maior do mundo.

Em entrevista exclusiva concedida ao InfoMoney, o diretor falou sobre o sucesso financeiro do canal que mudou seu padrão de vida. “Eu sempre vivi ‘no talo’, então todo o dinheiro que ganhava eu tinha que usar e gastar com a vida. Agora que está sobrando vou começar a investir”, contou. “Eu não tenho medo da bolsa de valores e nem de arriscar. Vou entrar na bolsa em breve”, completou.

SBF afirma que a equipe da ‘Porta dos Fundos’ não esperava tamanho sucesso. O canal se tornou reconhecido internacionalmente e rapidamente se tornou uma marca. Os produtos são vendidos em uma loja online. Também há uma série (que está sendo produzida para o canal), e até um longa metragem para o cinema – cujo roteiro está pronto e começará a ser filmado em breve. “A ‘Porta dos Fundos’ é um case para o mundo”, afirmou.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além de Ian, diretor do canal, a ‘Porta dos Fundos’ foi criada também pelos humoristas Fábio Porchat, Antônio Pedro Tabet, João Vicente de Castro e Gregório Duvivier.

Na próxima sexta-feira (13), Ian SBF e Fábio Porchat vão ministrar a palestra “Quando o sucesso vem pela porta dos fundos”, na Expo Money de SP.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista exclusiva concedida ao InfoMoney:

Continua depois da publicidade

INFOMONEY: De onde veio a ideia da ‘Porta dos Fundos’?
IAN SBF: Ele começou como um grupo de amigos. É difícil falar em começo, porque ele já vem de muito tempo. A gente não se juntou pra fazer a ‘Porta dos Fundos’ especificamente, nós já estávamos juntos e foi uma coisa que foi acontecendo. Chegou um momento em que todos perceberam que estavam muito insatisfeitos ou frustrados de não poder fazer as coisas que gostariam na TV e, assim, nós resolvemos fazer o que nós queríamos na internet, onde temos total liberdade.

IM: Sua parceria com o Fábio Porchat começou em 2008 com a produtora de filmes Fondo Filme ou veio de antes? Como vocês se conheceram? Da onde nasceu essa parceria que deu tão certo?
IAN SBF: Já tem mais de 10 anos que eu conheço o Fábio, desde que ele chegou aqui no Rio de Janeiro. Eu estava procurando um ator para fazer um curta e a minha chefe, da produtora que eu trabalhava, me indicou ele. Eles estudavam juntos na época. Isso faz muito tempo. O meu primeiro curta-metragem foi com ele e, desde então, continuamos fazendo todos os trabalhos juntos. Em 2008, nós nos empolgamos com o sucesso de um outro curta que fizemos e resolvemos abrir a Fondo Filme.

IM: A ‘Porta dos Fundos’ se tornou o maior canal de comédia no Youtube do Brasil e o quinto maior do mundo em menos de um ano. Qual é o segredo desse sucesso? Vocês esperavam a proporção que tomou? Ou foi uma surpresa total?
IAN SBF: Nós esperávamos ser o maior, mas nunca nessa proporção. É muito grande e agora nós não estamos só dentro do Youtube. Ele já tomou outras proporções, não só aqui no Brasil como lá fora também, e isso nós nunca poderíamos imaginar. A ‘Porta dos Fundos’ é um case para o mundo. Acho que quando a gente pensava, era muito nítido que tínhamos um material interessante, mas o sucesso dele é porque nós fazemos o trabalho para o público, nós não pensamos com cabeça de produtor ou diretor, nós fazemos o que gostaríamos de estar assistindo com espectador. É nesse ponto que a gente consegue se conectar com o público.

IM: Qual é o processo de idealização dos roteiros? Tem alguns elementos chave?
IAN SBF: Quando fazemos reunião, todos chegam com um roteiro. Quando um lê e todos riem, ele é aprovado. Esse é o processo de aprovação. Mas não tem nenhuma regra, tem semana que uma pessoa escreve cinco roteiros, na outra ela pode fazer só um. Varia de acordo com a inspiração de cada um. À medida que vai sendo aprovado, vai entrando na fila para ser produzido.

IM: Vocês já ganharam muito dinheiro com o canal. Toda a renda vem das publicidades?
IAN SBF: A maior renda vem da publicidade. Estamos fortes agora na área comercial, lançando produtos: fizemos o livro, temos camisetas, vamos lançar DVDs. Nós estamos com uma loja online agora em nosso site. De conteúdo, nós iremos lançar uma série em nosso canal e vamos produzir o nosso primeiro longa, mas não temos previsão ainda. O roteiro já está quase pronto, sofrendo as alterações finais, e depois vamos começar a filmar.

IM: Vocês já estão milionários?
IAN SBF: (risos) Eu queria muito. Queria muito mesmo, mas eu não estou milionário ainda, não. Os outros eu não sei (risos), mas eu ainda não estou.

IM: Quem assessora o dinheiro de vocês?
IAN SBF: Nós temos um financeiro interno. Uma pessoa lá dentro que cuida disso para nós. Uma pessoa específica só pra isso.

IM: Onde você investe o seu dinheiro?
IAN SBF: Eu não investia nada até agora, mas estou começando a ver isso. O Fábio (Porchat) investe, conhece bem e está me dando uma série de dicas. Eu, por enquanto, só reinvisto meu dinheiro, pois não gosto de deixar ele parado no banco, então estou sempre tentando colocar ele em projetos novos, mas vou começar a investir direito agora, com a ajuda do Fábio. Eu não planejei tudo ainda, mas já planejei começar planejar (risos).

IM: Você já tinha uma boa educação financeira e noção de investimentos antes ou teve que aprender para se adequar ao novo estilo de vida, depois do sucesso do canal?
IAN SBF: Não, eu nunca tive noção nenhuma. Eu sempre vivi no talo, então todo o dinheiro que eu ganhava eu tinha que usar e gastar com a vida. Mas agora que está sobrando eu estou pensando em começar a investir já.

IM: O que mudou na sua vida com o dinheiro?
IAN SBF: Agora eu não preciso mais pensar em dinheiro. Antes eu tinha que ficar pensando: da onde eu vou tirar o dinheiro para fazer tal coisa, como eu vou arrumar dinheiro para isso, para aquilo… Mas agora isso não é mais a minha preocupação. Hoje em dia posso pensar mais no trabalho e menos no retorno.

IM: Você tem medo da Bolsa de Valores?
IAN SBF: Eu não tenho medo da bolsa de valores não. Hoje eu tenho dinheiro e posso gastar, então se eu perder um pouco não irei me preocupar. O máximo que vai acontecer é perder um pouco e isso, hoje, não é um problema para mim. Quer dizer, enquanto eu tiver não será um problema, mas se começar a faltar ai será um problema novamente. Então eu não tenho medo de correr risco não, pretendo entrar na bolsa de valores. Já está na hora. Agora eu tenho e já da pra fazer esse tipo de coisa.

IM: Com o sucesso da ‘Porta dos Fundos’, acredito que você esteja trabalhando bastante. Você já teve tempo de aproveitar o dinheiro que ganhou ou usa todo o tempo trabalhando?
IAN SBF: Até agora, só trabalho.