CSHG traça panorama para investimentos em 2013 e indica opções

Para os gestores, 2013 pode ser um ano de oportunidades para os fundos multimercados

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Com um cenário de juros baixos no Brasil, conseguir retornos interessantes nos investimentos está cada vez mais complicado. E os gestores do Credit Suisse Hedging Griffo ressaltam que, apesar de o ambiente econômico global esperado para este ano apresentar semelhanças com 2012, gerar ganhos no mercado financeiro tende a ser mais difícil em 2013. Eles lembram que a renda fixa pós-fixada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) vai remunerar cada vez menos e que os títulos atrelados à inflação receberam grande volume de aplicações ano passado, reduzindo o prêmio por estes ativos.

“Vale manter esses papéis na composição da carteira, mas sob a ressalva de que as expectativas de retorno futuro não podem ser pautadas pelo desempenho mais recente”, afirmam. Para os prefixados, a expectativa também não é das melhores. “De forma análoga, eles também já embutiram em seus preços a perspectiva de juros básicos baixos por um bom tempo, o que limita seu potencial de lucros daqui por diante”, apontam.

Os gestores apontam que os investimentos atrelados ao setor imobiliário podem ser uma alternativa para este ano. “Contudo, a exemplo das NTN-Bs, seu retorno recente foi além do esperado e não deve pautar as expectativas futura”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para os gestores, 2013 pode ser um ano de oportunidades para os fundos multimercados. Eles lembram que essa classe de ativos também deve enfrentar grandes desafios, por conta do ambiente de investimentos menos propício. “Porém, os gestores têm agilidade para ajustar suas posições de acordo com a evolução dos fatos. Uma boa seleção de gestores pode agregar resultados positivos”, diz o relatório.

Bolsa de Valores
Com a Selic em níveis baixos e a expectativa de melhora da atividade econômica, alguns setores da bolsa de valores podem ser beneficiados, e, de acordo com a equipe do Credit Suisse Hedging Griffo, o setor financeiro é um deles. “A princípio, o setor financeiro pode ser favorecido pelo ambiente em 2013, sobretudo se a inadimplência realmente recuar, como se espera”, diz o relatório.

Para a equipe da asset, o setor de consumo, grande estrela da bolsa no ano passado, também pode ter empresas com retornos atrativos este ano. “A conjuntura também pode ser positiva para uma ou outra empresa de consumo, mas é necessário avaliar com cuidado as especificidades de cada empresa”, diz o relatório. Ainda sobre renda variável, eles recomendam atenção para os fundos que investem em ações internacionais. “Gradualmente os EUA se reerguem da crise, sendo que muitas empresas experimentam um importante ganho de produtividade”, apontam.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip