Veja as taxas cobradas de quem investe em fundos

As taxas mais comuns são a de administração e de performance, mas existem outras que também podem afetar a sua rentabilidade

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Os fundos de investimentos são uma das aplicações mais populares no Brasil. A grande diversidade de fundos disponíveis no mercado e o fato de atingirem praticamente todos os tipos de investidores, com os mais variados perfis socioeconômicos e de tolerância ao risco, fazem com que este investimento atraia cada vez mais adeptos no país.

Com tanta popularidade, é importante que o investidor se atente para dados importantes do fundo escolhido, entre eles os custos da aplicação. A taxa mais comum, que incide sobre todo fundo, é a de administração.

Taxa de administração
Quando você opta por aplicar os recursos em um fundo de investimento, ao invés de investir diretamente nos ativos – como ações, títulos público e privados – está delegando o trabalho de escolher os ativos que serão investidos a um profissional do mercado.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em todo fundo existe uma equipe especializada para encontrar as melhores oportunidades e investimentos mais adequados, levando em consideração uma série de fatores. Mas este trabalho tem seu preço e por isso os fundos cobram a taxa de administração.

Esta taxa costuma ser menor em fundos “passivos”, ou seja, em que o gestor procura apenas replicar os ativos presentes no seu indicador de referência (benchmark). Já nos fundos ativos, a taxa pode ser um pouco mais alta, já que o gestor tem mais trabalho em escolher os ativos que ele enxerga um potencial maior de valorização.

De qualquer maneira, é importante que o investidor pesquise entre os fundos que possuem taxas menores, para que a sua rentabilidade líquida seja maior.

Continua depois da publicidade

Taxa de performance
Esta taxa é cobrada quando a rentabilidade supera determinado objetivo. Em outras palavras, é uma forma de remunerar o gestor pelo “bom trabalho” realizado. Mas a rentabilidade deve ser pelo menos 100% do benchmark, que é o índice de referência que aquele fundo segue.

E não vale ir muito bem em um semestre e devolver tudo no seguinte: o gestor só pode cobrar taxa de performance de novo quando a cota for maior do que da última vez que a taxa foi cobrada

Taxa de entrada ou de saída
As taxas de entrada e saída não são tão comuns, mas também podem ser cobradas dependendo do fundo de investimento que você escolher. Elas são cobradas na aquisição de cotas do fundo ou quando o investidor solicita o resgate de suas cotas.

A taxa de saída normalmente é cobrada quando existe um prazo para resgate das cotas, mas o investidor não quer (ou não pode) esperar este tempo para receber o dinheiro.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip