Fundos de ações são destaque de rentabilidade em janeiro, diz Anbima

Tipo Multiestratégia apontou maior alta, de 2,25%; na outra ponta, Multimercado Multigestor registrou a menor rentabilidade do período

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – Os fundos de ações foram o grande destaque de rentabilidade janeiro, seguindo, como era de se esperar, o movimento positivo da bolsa no período. A constatação é do boletim de fundos de investimento da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), divulgado nesta terça-feira (7).

Assim, com alta de 15,41%, o tipo Ações FMP-FGTS registrou a maior rentabilidade da indústria no mês, influenciado pela alta de 18% das ações da Petrobras/ON e de 13,3%, da Vale/ON, que superaram a alta do Ibovespa no período. O segundo melhor desempenho foi registrado pelo tipo Ações Setoriais, com alta de 12,66%. O tipo IBrX ativo, com rentabilidade de 8,46%, superou a valorização de 7,92% registrada pelo respectivo indicador de referência.

Multimercados e Renda Fixa
Na categoria Multimercados, o tipo Multiestratégia apontou alta de 2,25%, superior à valorização de 1,62% registrada pelo IHFA (Índice de Hedge Funds Andima). “No entanto, com a alta concentrada em alguns setores, apenas alguns tipos da categoria conseguiram superar a variação de 11,13% registrada pelo Ibovespa”, ressaltou o relatório.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por sua vez, o tipo Renda Fixa Índices, cuja valorização em janeiro foi de 1,48%, superou os 1,25% registrado pelo IMA-Geral (Índice de Mercado Anbima), e apresentou também a maior rentabilidade da indústria em 12 meses, de 15,94%.

Na outra ponta, os fundos tipo Multimercado Multigestor (aqueles que têm por objetivo investir em mais de um fundo, geridos por gestores distintos) apontou a menor rentabilidade do período, de 0,87%, seguido do Long & Short Direcional (0,88%) e do Curto Prazo (0,89%).