‘Não é sobre o que comprar’, diz analista que deixou trabalho para viver de renda

Em entrevista ao Liga de FIIs, Ricardo Schweitzer falou sobre o aspecto mais valioso da independência financeira

Wellington Carvalho

Publicidade

A liberdade para fazer o que realmente importa e ignorar situações – e até pessoas – não tão agradáveis estão entre os benefícios da independência financeira, de acordo com Ricardo Schweitzer, economista que abandonou o ambiente corporativo para viver do próprio patrimônio.

Ele falou sobre o tema na edição desta semana do Liga de FIIs, apresentado por Maria Fernanda Violatti, head de análise de fundos listados da XP, Thiago Otuki, economista do Clube FII, e Wellington Carvalho, jornalista do InfoMoney.

Com quase duas décadas de experiência no mercado financeiro e passagens por casas como Empiricus e Nord Research, Schweitzer decidiu, em 2021, dar uma pausa na carreira e viver dos rendimentos gerados pelo próprio patrimônio.

Série exclusiva

Renda Extra Imobiliária

Descubra o passo a passo para viver de renda e receber seu primeiro aluguel na conta nas próximas semanas, sem precisar ter um imóvel

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Naquela oportunidade, ele já havia alcançado a independência financeira e reflexões sobre o então ambiente que vivia motivaram a mudança de trajetória.

“Um colega relatou uma vez que só conseguia encontrar a filha acordada no final de semana, dado a correria que tinha nos demais dias”, relembra. “Hoje eu tenho um privilégio gigantesco e incalculável de estar perto do meu filho em um momento de vida que simplesmente não vai voltar mais”, reflete o economista, que se refere aos primeiros anos de vida do filho.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Para Schweitzer, o grande trunfo da independência financeira é exatamente a oportunidade de fazer as coisas que realmente importam e que, muitas vezes, passam despercebidas na correria do dia a dia.

“Não é sobre o carro ou casa que se pode comprar ou sobre a viagem que se pode fazer”, diz o economista que, apesar da condição, não tem uma vida de contemplação ou ociosidade.

Além de administrar o próprio patrimônio como investidor profissional, ele também atua como analista e consultor independente – outra opção dada pela liberdade financeira que alcançou.

Continua depois da publicidade

“Dedico tempo e energia às atividades que fazem sentido para mim”, pontua. “Tenho a oportunidade de me dedicar mais às coisas que eu gosto e, principalmente, de me livrar de situações, pessoas e obrigações que me incomodavam”, ironiza.

Em entrevista ao Liga de FIIs, Ricardo Schweitzer detalhou ainda como alcançou a independência financeira, deu dicas para quem quer chegar lá e revelou o que tem atualmente no seu portfólio de investimentos.

O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h, no canal do InfoMoney no Youtube. Você também pode rever todas as edições passadas.

Publicidade

Leia também:

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.