renda fixa turbinada

Meu título do Tesouro Direto valorizou muito; vale a pena vender antes?

A tabela de rentabilidade do Tesouro Direto mostra o retorno expressivo nos últimos 12 meses. O Tesouro Prefixado 2025 valorizou 17,21%, retorno quase igual ao Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, que ganhou 17,04%.

SÃO PAULO – A rentabilidade de alguns títulos do Tesouro Direto nos últimos meses têm chamado atenção dos investidores. Quem comprou o Tesouro IPCA + 2045 em setembro e vendeu no começo da semana passada, por exemplo, colocou no bolso quase 50% de lucro.

A tabela de rentabilidade do Tesouro Direto mostra o retorno expressivo nos últimos 12 meses. O Tesouro Prefixado 2025 valorizou 17,21%, retorno quase igual ao Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, que ganhou 17,04%.

É importante lembrar que essa rentabilidade é baseada no preço de mercado atual do título, ou seja, este lucro só é embolsado caso o investidor de fato venda o papel. Caso opte por continuar com o investimento até seu vencimento, o rendimento será aquele que foi acordado no momento da compra. 

PUBLICIDADE

E aí que está o ponto: quando saber se é hora de vender e embolsar o lucro? Foi justamente essa a pergunta que um dos participantes fez na “Assessoria Live”, programa em que os assessores da XP Investimentos respondem dúvidas dos clientes.

“Investi no Tesouro Direto IPCA+ 2035. Estou com uma boa rentabilidade, mas não sei a hora de vender”, questionou.

Beatriz Frontana, assessora de Investimentos da XP, afirmou que não tem uma regra para esse tipo de operação. “Vai depender bastante do momento de entrada. Analisando todas as informações podemos avaliar quanto seria o lucro e se valeria a pena receber esse ágio agora, ou se é melhor levar até o vencimento”, afirmou.

Segundo ela, é muito importante pensar no seu objetivo com aquele papel. “É objetivo de longuíssimo prazo? Se sim, pode ser interessante garantir no longo prazo um ganho real de 5%, por exemplo, considerando que este é o ativo mais conservador da economia (do ponto de vista do risco de crédito).

Já o investidor que tem objetivos de curto prazo podem fazer o resgate antecipado se o lucro estiver valendo a pena. Mas também precisam pensar na realocação do dinheiro.  “Você vai investir o dinheiro de novo ou vai utilizá-lo? Se vai investir, precisa pensar para onde vai esse dinheiro”, afirmou.

Invista no Tesouro Direto com apenas R$ 30 e taxa ZERO: abra uma conta na XP – é de graça!

PUBLICIDADE

Na mesma linha, o professor do InfoMoney Alan Ghani, que apresenta o programa Tesouro Direto com Ganhos Turbinados, afirma que o momento é bom para quem quer embolsar o lucro, desde que o investidor opte por aplicar o dinheiro em outro título do Tesouro ou até em outros produtos financeiros.

Se a ideia for realizar o lucro e comprar o mesmo papel, Ghani recomenda manter até a data de vencimento. Dessa forma, o investidor garante uma taxa mais alta até o resgate.