RADAR INFOMONEY A expansão da JBS, de olho em carne vegetal, é assunto do programa desta segunda-feira; assista

A expansão da JBS, de olho em carne vegetal, é assunto do programa desta segunda-feira; assista

Luz na escuridão: ouro é visto como aplicação segura em épocas turbulentas

Em épocas de incertezas, os investidores passam a buscar ativos tangíveis, reais, que transmitam segurança

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Por ser considerado uma reserva de valor e por ser aceito em todo mundo, o ouro é visto como um investimento seguro em épocas turbulentas.

Na semana passada, enquanto os temores sobre uma possível recessão global – com a deterioração da crise fiscal na Zona do Euro e as dúvidas acerca da capacidade de recuperação da economia norte-americana – levaram o Ibovespa a despencar quase 10%, na sua pior semana desde novembro de 2008, o ouro fechou a semana com valorização de 2,86% e já acumula, em 12 meses, uma alta de 18,18%, diante de uma queda de mais de 22% do principal índice da bolsa no mesmo período.

Mas por que isso acontece? 

Em épocas de incertezas, os investidores passam a buscar ativos tangíveis, reais, que transmitam segurança. Por isso o ouro é uma aplicação bem cotada em períodos de instabilidade no mercado financeiro.

Como investir
Existem duas formas de comprar ouro: na BM&F ou no mercado de balcão. Na bolsa, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores e os contratos são negociados em lotes-padrão de 250 gramas de ouro ou em lotes fracionários de 10g ou 0,225g.

Já a compra no mercado de balcão é mais simples e também pode ser feita em quantidades menores. No entanto, segundo especialistas, neste mercado os preços são um pouco maiores que o da Bolsa de Valores.

Por adequar-se ao bolso do investidor, o ouro como investimento é indicado a qualquer perfil de risco, desde o mais conservador ao mais agressivo, sempre pensando no médio e longo prazos.

Vantagens e desvantagens
A escassez do metal, por conta dos problemas que a extração causa ao meio ambiente, faz com que o preço da commodity suba, pois a oferta é menor do que a procura.

Essa escassez, no entanto, pode ser vista também como uma desvantagem, pois o preço pode ser manipulável.

PUBLICIDADE

Independentemente de vantagens e desvantagens, é necessário que a pessoa conheça e entenda o mercado antes de aplicar. Além disso, apesar de a possibilidade de investir pequenas quantidades, o ouro deve ser visto como parte de um portfólio, como forma de diversificação.