Lucros de empresas na China devem subir 20% e impulsionar rali das ações, diz gestor

Recuperação chinesa deve ser relativamente ampla, diz gestor de fundo de US$ 4 bilhões da Vontobel

Bloomberg

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

(Bloomberg) – É provável que as ações chinesas voltem a subir com a recuperação esperada dos lucros das empresas neste trimestre, de acordo com o co-gestor de um fundo de ações de mercados emergentes da Vontobel Holding AG.

“Os ganhos foram abalados, então a recuperação deve ser relativamente ampla”, disse Thomas Schaffner, que ajuda a administrar o fundo Vontobel Fund-mtx Sustainable Emerging Markets Leaders, de US$ 4 bilhões. O crescimento dos lucros da China pode chegar a cerca de 20% este ano conforme a economia se recupere, um ritmo que ultrapassaria o de vários países, acrescentou.

Uma recuperação amplamente esperada do rali de reabertura da China não ocorreu em meio às tensões do país com os Estados Unidos e à perspectiva de crescimento incerta. Uma contração surpreendente no setor manufatureiro sugere que bolsões de fraqueza permanecem na economia, mesmo depois que o país abandonou suas rígidas restrições devido ao coronavírus.

Continua depois da publicidade

Os resultados do primeiro trimestre foram prejudicados por um janeiro fraco, conforme a China saía de sua política de Covid zero, e os “dados econômicos do segundo trimestre devem realmente começar a parecer melhores”, com o crescimento dos lucros catalisando o mercado, acrescentou.

Os índices de ações em Hong Kong e na China continental lutam para manter os ganhos de 2023, com fundos estrangeiros se tornando vendedores líquidos no fim de abril, enquanto os EUA avaliam as restrições de investimento. O índice MSCI China caiu cerca de 5% no mês passado, registrando seu pior abril desde 2004 e tornando-se um retardatário proeminente entre os principais indicadores do mundo.

Ainda assim, alguns frutos começaram a surgir da atual temporada de balanços na China. Muitos executivos da indústria, incluindo a fabricante de baterias Contemporary Amperex Technology Co. e a gigante de bebidas Kweichow Moutai Co., relataram resultados mais fortes do que o esperado.

Continua depois da publicidade

Schaffner espera que os lucros se recuperem, já que as pressões sobre a margem líquida de juros provavelmente atingiram o pico no setor financeiro. Os bancos chineses lideraram uma recuperação no mercado nesta segunda-feira (8), quando três instituições nacionais reduziram as taxas de depósito.

Schaffner também está explorando investimentos na cadeia doméstica de veículos elétricos, incluindo montadoras, e disse que as recentes guerras de preços com a Tesla e outras fabricantes provavelmente são um fenômeno de curto prazo.

O fundo – que teve retorno de 2,8% este ano, superando cerca de dois terços de seus pares – vem reduzindo lentamente seu peso geral na China continental desde o início de 2023, de acordo com seus documentos. No entanto, o peso destas ações ainda era de 43,8% no final de março, bem acima da participação da China no índice MSCI Emerging Markets, que era de 30%.

Continua depois da publicidade

O gestor espera que as ações asiáticas superem os mercados desenvolvidos este ano, impulsionadas pelo crescimento dos lucros da China, uma baixa no ciclo de semicondutores e um dólar mais fraco.

Para os fabricantes de chips de memória, os níveis de estoque atingiram o pico, a produção está sendo cortada após perdas e “provavelmente a demanda aumentará no segundo semestre”,

©2023 Bloomberg L.P.