renda fixa

LCI com rendimento de 85% do CDI vale a pena?

Os grandes bancos costumam pagar taxas bem menos atrativas do que os bancos menores nas aplicações financeiras

SÃO PAULO – Um leitor do InfoMoney disse que tem conta em um grande banco e lhe ofereceram uma LCI (Letra de Crédito Imobiliário) que paga 85% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). “Vale a pena investir na LCI com esta taxa?”, questionou.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

O assessor de investimentos Antonio Carlos Antunes da Silva, CFP (Certified Financial Planner) da RJ Investimentos, disse que não. “Esta taxa é muito baixa para uma LCI”, respondeu. Silva lembrou que os grandes bancos costumam pagar taxas bem menos atrativas do que os bancos menores nas aplicações financeiras, portanto dificilmente valerá a pena aplicar apenas nos produtos do banco onde você tem conta.

PUBLICIDADE

“Utilize uma corretora de valores que ofereça variedade para que você possa comparar títulos emitidos por diversos emissores diferentes e escolher o melhor entre eles”, aconselhou.

É possível encontrar facilmente LCIs que pagam mais de 90% do CDI emitidas por bancos menores. Dependendo do prazo do título, esta rentabilidade pode ultrapassar os 95% do CDI.

É importante lembrar que estes bancos têm mais risco de crédito do que os grandes bancos, mas o investidor de LCI conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para aplicações de até R$ 250 mil – portanto, é importante investir no máximo este valor em cada instituição.