Ritmo de distribuição de vacinas deve guiar diferenciação

JPMorgan recomenda ser mais seletivo em títulos de emergentes

Coreia do Sul e Taiwan, beneficiados pela demanda por semicondutores, e exportadores de commodities como Chile e África do Sul estão entre as preferências

alta baixa mercados gráfico índices bolsa ações
(Shutterstock)

(Bloomberg) — Para o braço de investimentos do JPMorgan Chase, é hora de ser mais seletivo em mercados emergentes e apostar em títulos que têm fôlego para subir por seus próprios méritos.

Diana Amoa, gestora sênior de mercados emergentes da JPMorgan Asset Management, disse que é “extremamente perigoso” pensar que todos os países em desenvolvimento se beneficiarão com a melhora dos fluxos. Embora permaneça positiva sobre essa classe de ativos, a gestora prefere mercados sustentados em fundamentos sólidos.

“Podemos dizer que a liquidez é a maré que levanta todos os barcos”, disse em entrevista. “Mas, em algum momento, a maré baixa, e é quando vemos quem tem um barco furado.”

Amoa vê oportunidades em títulos da Coreia do Sul e de Taiwan, que se beneficiarão de um crescimento mais forte e da demanda por semicondutores, bem como de ativos de exportadores de commodities, como Chile e África do Sul, que serão impulsionados pela estratégia de reflação. O real também pode oferecer ganhos, já que a moeda tem ficado para trás com a melhora nos termos de troca.

O ritmo de distribuição de vacinas também deve guiar a diferenciação. A gestora gosta do Chile e de alguns países da Europa Central e Oriental, como a Sérvia, que conseguiu imunizar a população rapidamente. A Turquia também é interessante, porque se beneficiaria de uma reabertura da economia e do retorno do turismo.

Títulos públicos de mercados emergentes denominados em dólares e em moedas locais se recuperaram em relação às mínimas atingidas há quase um ano, quando o coronavírus abalou os mercados e fechou cidades pela primeira vez. O índice MSCI que acompanha moedas de economias em desenvolvimento subiu para uma máxima histórica no início do mês, com o enfraquecimento do dólar e maior apetite por risco.

“Não estamos comprando tudo de uma forma geral”, disse. “O rali já percorreu um longo caminho.”

O InfoMoney vai premiar, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os gestores de fundos de ações, multimercados, renda fixa e de fundos imobiliários que conseguiram entregar aos investidores retornos com consistência nos últimos três anos.

Para participar do evento, conferir os vencedores, ser avisado sobre a agenda e receber posteriormente um compilado com as melhores recomendações de investimento debatidas nos painéis, deixe seu email abaixo:

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

PUBLICIDADE