Intensidade de carbono operacional

JPMorgan promete reduzir emissões em carteiras de empréstimos

Banco pretende cortar intensidade de carbono em 41% para a fabricação de carros novos e emissões de escapamento, e em 69% no seu portfólio de energia

Energy innovation light bulb graphic interface.
(Getty Images)

(Bloomberg) – O JPMorgan Chase, maior financiador de empresas de combustíveis fósseis globalmente, promete uma redução de 35% na “intensidade de carbono operacional” para seu portfólio de petróleo e gás até o final desta década.

O compromisso está entre as medidas anunciadas na quinta-feira pelo maior banco dos Estados Unidos, que decidiu no ano passado em alinhar suas atividades de financiamento com o Acordo de Paris das Nações Unidas.

A empresa disse que pretende cortar a intensidade de carbono em 41% para a fabricação de veículos novos e emissões de escapamento, e em 69% no seu portfólio de energia elétrica.

A intensidade de carbono é uma medida nas emissões geradas pela atividade industrial.

“Nossas metas refletem nossa visão de como achamos que as indústrias precisarão continuar a fazer além do que estão fazendo, mas também fazer mais para começar a reduzir as emissões”, disse em entrevista Marisa Buchanan, responsável global de sustentabilidade do JPMorgan.

Bancos fizeram uma série de anúncios relacionados ao clima nas últimas semanas, em meio a pedidos da Casa Branca para que as empresas adotem mais medidas reduzir a poluição.

No mês passado, o JPMorgan estabeleceu a meta de financiar iniciativas de US$ 2,5 trilhões para combater a mudança climática e promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 10 anos, incluindo US$ 1 trilhão para projetos que promovam fontes de energia mais limpas.

O banco também disse na quinta-feira que alcançou a neutralidade operacional de carbono no ano passado e delineou as medidas que tomará para continuar avançando em sua própria sustentabilidade.

Entre elas, o JPMorgan fará a transição de sua frota de veículos próprios para elétricos até 2025 e reduzirá o uso de papel de escritório em 90% em relação ao nível de 2017.

PUBLICIDADE

“O JPMorgan Chase está empenhado em fazer sua parte, trabalhando com clientes no mundo todo para reduzir as emissões e garantir que nossas próprias operações permaneçam neutras em carbono”, disse o CEO Jamie Dimon em comunicado.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.