“Jovens só aprenderão sobre investimentos aplicando”, afirma especialista

Para o educador financeiro Antonio de Julio pais e filhos devem ensinar o que sabem um ao outro para investir melhor

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Fazer um curso no exterior, comprar um carro e viajar. Muitos jovens têm esses sonhos e procuram direcionar os seus recursos (seja o dinheiro que ganharam dos pais, seja a remuneração de um estágio, por exemplo) para atingi-los.

No entanto, nem sempre o objetivo é gastar e muitos já começam a pensar em poupar e investir, mas a maioria ainda tem poucas informações sobre como começar. Em resumo: eles não sabem nem como e nem onde aplicar o dinheiro que sobra no final do mês.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para a professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro, Myrian Lund, uma boa alternativa para o jovem começar a investir é o Tesouro Direto. “Os adolescentes gostam de internet, tem essa facilidade e (o investimento) oferece uma rentabilidade boa se o jovem levar até o vencimento”, afirma a professora.

Myrian ainda ressalta que nesta idade já é indicado pensar em investimentos para a aposentadoria. “É importante que o jovem guarde ao menos 10% do que ganha, seja de mesada ou no estágio, para aplicar em uma previdência pensando no longo-prazo”, aconselha.

“Pesquisar é importante para achar uma boa instituição. Existem instituições que não são tão grandes, mas que oferecem alternativas adequadas, com valores mínimos mais baixos para jovens”, afirma a professora, que recomenda que o jovem procure opções de investimentos não só nos grandes bancos, que, segundo ela, costumam cobrar taxas de administração mais altas.

Continua depois da publicidade

Sobre o papel dos pais, a especialista afirma que eles deveriam  incentivar seus filhos a poupar mais – como uma empresa que dá prêmios para funcionários que cumprem suas metas. Para ela, os pais devem estimular o filho a poupar o dinheiro dele ao invés de criar uma poupança para entregar o dinheiro para os filhos apenas depois que eles atingiram determinada idade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Para o educador financeiro Antonio de Júlio, os pais devem tentar ensinar os filhos e também aprender com eles. “Acredito que os dois podem ajudar um ao outro: os jovens com sua facilidade em utilizar a internet e os pais com a sua maturidade na hora de entender riscos”, afirma o especialista.

Continua depois da publicidade

O educador acredita que só se aprende investindo, e, por isso, recomenda que os jovens tentem investir uma pequena quantidade de seu dinheiro em investimentos mais agressivos. “Um perfil agressivo pode ser bom no início, muitos jovens só aprenderão sobre investimentos aplicando”, ressalta.