Letras de Crédito

Investir em LCI e LCA é uma boa para sair da poupança?

Bruno Santejo Rodrigues da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Pergunta
Tenho em minha poupança hoje um valor de R$ 60 mil e sei que a poupança não é o melhor lugar para eu deixar este dinheiro. Tenho um pouco de medo em relação a investimentos, mas, já ouvi falar em LCI e LCA. Seriam estas boas opções para investir o dinheiro que tenho?

Leitor: Jorge

Resposta de Bruno Santejo Rodrigues da Silva, CFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF
Caro Jorge,

PUBLICIDADE

Você esta correto! Atualmente a poupança não é a melhor alternativa, pois sua rentabilidade não tem alcançado a inflação, ou seja, você perde seu poder de compra.

Uma boa alternativa para alocação em investimentos de renda fixa são as LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário), pois ambos são isentos de Imposto de Renda e possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Credito) até o limite de R$250 mil. Quanto a forma de remuneração, elas podem ser pré-fixadas (você sabe a rentabilidade que terá durante todo o investimento na data da aplicação), indexados à índice de preço (pagam, por exemplo, IPCA mais uma taxa prefixada) e pós-fixados (mais comum no mercado, pagam um percentual do CDI como remuneração). Vale lembrar que é preciso considerar suas necessidades de liquidez, pois a LCI e LCA possuem carência mínima de 90 dias.

Acredito que sua duvida quanto à remuneração da LCA e LCI esteja na hora de compara-las com os produtos tributáveis. Para exemplificar, vamos considerar uma LCI (produto isento de IR) que pague 90% do CDI. Para calcularmos a rentabilidade liquida dos investimentos precisamos descontar o Imposto de Renda, como a LCI é isenta de IR, sua rentabilidade liquida será de 90% do CDI e sua taxa bruta equivalente para um produto tributável (CDB, por exemplo), considerando alíquota de 15% de IR, será de 105,88% do CDI. Ou seja, para compensar o investimento em um produto tributado sua taxa bruta deve ser maior que 105,88% do CDI, do contrario a LCI terá um retorno maior.

Considerando seu “medo” com relação a investimentos, é de suma importância que você se informe e busque orientação de um profissional capacitado, para auxilia-lo no seu planejamento financeiro, de acordo com seu perfil de investidor, assim você ficará mais familiarizado e confortável com o assunto.

Bruno Santejo Rodrigues da Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

PUBLICIDADE

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.