Como investir em ETFs, um mercado ainda dominado por investidores institucionais?

Produtos são formados como fundos de investimento mas negociados como ações

Equipe InfoMoney

Os fundos de índices, conhecidos como ETF (Exchange Traded Fund), permitem ao investidor comum comprar um conjunto de ações a baixo custo, e por isso têm apresentado popularidade crescente nos mercados brasileiros.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar desse movimento, os investidores Pessoa Física ainda são parcela pequena desse mercado, inferior a 9%, segundo dados da Bolsa para agosto. Investidores institucionais e instituições financeiras são os mais presentes, respondendo por valores superiores a 70% dos negócios.

Por serem constituídos como fundos, mas negociados como ações, podem surgir algumas dúvidas para o investidor Pessoa Física. Esse produto não está disponível, por exemplo, pelo site de sua instituição financeira.

O investimento é feito pelo Home Broker, e o produto deve ser buscado pelo seu código – que é sempre indicado por quatro letras acrescidas do número 11. O mais conhecido é o iShares Ibovespa Fundo de Índice, indicado pelo código BOVA11. A lista completa está disponível na BM&FBovespa e pode ser acessada clicando aqui.

Se você se interessa em participar desse mercado, permitindo diversificar sua carteira de ações a um custo mais baixo do que se comprasse cada uma delas individualmente, segue abaixo um passo a passo:

1. Escolha uma instituição financeira e abra sua conta

Para participar do mercado acionário, assim como em qualquer produto do mercado financeiro, é preciso ter uma conta aberta em uma instituição financeira autorizada a operar.

Ao escolher uma instituição financeira, certifique-se de sua solidez, de que ela apresenta um histórico confiável e tenha um bom atendimento ao cliente. Recomendações de outros clientes podem auxiliar nesse processo.

Não se esqueça de comparar as taxas cobradas – algumas não cobram taxa de custódia e oferecem abertura de conta gratuita, como a XP Investimentos, o que pode garantir um retorno mais elevado ao investimento.

2. Pesquise e decida por um ETF

O tradicional BOVA11 é o mais conhecido dos ETFs, e sua carteira é montada para refletir as variações do Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa. Mas ele não é o único produto. A BM&FBovespa lista 15 ETFs disponíveis para aplicação, atendendo a diferentes perfis de investidores.

É possível, por exemplo, acompanhar as movimentações do Índice Carbono Eficiente, que contém ações de empresas sustentáveis. Ou então seguir o índice de small caps, acessar o mercado internacional com as variações do S&P 500, entre outras alternativas.

Como em qualquer aplicação financeira, o investidor deve se informar sobre o produto que decidir comprar. Apesar de negociados como ações, esses produtos são fundos de investimento e, portanto, têm a vantagem de terem regulamentos descrevendo as regrais gerais, como os fatores de risco, a política de investimento e os custos envolvidos.

Certifique-se de ler essas informações antes de investir. Esses materiais estão disponíveis nos sites das gestoras dos ETFs. O maior gestor por volume negociado é o BlackRock, e o investidor pode acessar mais informações sobre os regulamentos desses ETFs nesse link.

3. Invista pelo Home Broker

Uma vez com a conta habilitada e escolhido o ETF, basta acessar o Home Broker e procurar pelo ativo desejado.

Por exemplo, ao buscar o código BOVA11, será possível visualizar em tempo real a variação nos preços das cotas e os gráficos do ativo, bem como enviar as ordens de compra e venda, assim como faria com qualquer ação. A operação será liquidada no terceiro dia útil.

Invista em ETFs com a ajuda da melhor assessoria do país: abra uma conta na XP – é de graça!