Estratégia para se proteger da volatilidade do mercado

Em 2016, o ETF que replica o desempenho do Ibovespa valorizou 21,66%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Se você acredita que o mundo dos investimentos se tornou mais confuso ultimamente, você não está imaginando coisas. Oscilações do mercado, também conhecidas como volatilidade, foram realmente muito dramáticas nos últimos meses. Mas você pode se proteger dessas oscilações e usá-las a seu favor. A diversificação é a palavra chave, e uma das melhores formas de diversificar é investindo em fundos de índices (ETFs, na sigla em inglês).

Os ETFs são uma maneira de baixo custo para construir e diversificar a sua carteira. Com apenas alguns fundos, você pode obter uma ampla representação de empresas e setores de todo o mundo. Você pode selecionar ETFs que se concentram em apenas ações ou títulos, ou ambos.

Se você tivesse investido apenas US$ 10.000 em ações dos EUA, representado pelo índice S&P 500 durante todos os 5.036 dias de negociação dos últimos 20 anos, você teria retornado 8,19% por ano, e o valor do seu investimento teria sido de US$ 48.250.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Talvez você desconheça, mas o investidor brasileiro consegue investir no índice S&P através do iShares S&P 500. Essa aplicação é oferecida pela Black Rock, maior gestora global de fundos de índices, e pode ser encontrado no seu Home Broker pelo código IVVB11.  

Considerando o mercado de ações brasileiro, somente em 2016, o iShare Ibovespa, Fundo de Índice que replica o desempenho do Ibovespa, valorizou 21,66% de janeiro até 30 de março. Além disso, em fevereiro todos os fundos de índices apresentaram resultados positivo, algo que não ocorria desde 2014.

Mas porque negociar ETFs e não ações individuais?

Continua depois da publicidade

Em texto publicado no blog da BlackRock, Matthew Tucker, estrategista chefe de iShares da BlackRock, explica que para a maioria dos investidores, a compra e venda de títulos individuais, pode ser complicado e caro. Enquanto ao negociar um ETF, você está essencialmente negociando um pacote de títulos. Isso torna a negociação mais simples e barata. Outra vantagem apresentada pelo especialista é que em vez de ter de escolher as empresas individuais, você pode ter acesso a uma carteira diversificada em um único trade.

Estes fundos costumam ser mais demandados quando os investidores tentam reduzir o risco durante períodos turbulentos. Para o investidor, eles dão a exposição a um índice chave, mas através de participações orientadas, visando reduzir o risco e diminuir os picos e vales do mercado.

Para saber mais informações sobre ETFs, preencha o formulário ao lado e receba informações atualizadas do mercado.