Magnetis aposta em ETFs de olho em investidor pessoa física

Utilizando "robo-advisors" empresa busca personalizar carteira de acordo com perfil do investidor

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – Com a proposta de baixo custo, fácil acesso e uma rentabilidade superior às alternativas equivalentes, os fundos de índices (ETFs, na sigla em inglês) são uma boa alternativa para investidores de varejo que querem investir em ações, mas não têm capital suficiente para aplicar em uma carteira diversificada de bons fundos de ações. Por isso, os ETFs são uma das apostas da Magnetis, plataforma de investimentos online que oferece serviços de investimento automatizado para pessoas físicas.

Uma das razões que atraem investidores para os ETFs é seu baixo custo. Enquanto os fundos tradicionais cobram uma taxa de administração de 2% a 3%, os ETFs cobram taxa decimais, em geral, de 0,3% a 0,6%. O que faz deles uma aplicação mais eficiente.

Com algumas exceções, os fundos de índices não exigem um valor mínimo, sendo possível comprar uma única cota. Além disso, o ETF pode ser vendido na Bolsa a qualquer momento e os recursos serão depositados na conta do investidor em três dias úteis (prazo padrão para ações na Bolsa). Essa facilidade torna o ETF um instrumento particularmente interessante para o pequeno investidor.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O investidor que não dispõe de grande patrimônio para investir em ações ou não tem capacidade de identificar os melhores fundos e distribuir a sua aplicação em diversos deles dificilmente conseguirá um retorno superior a uma estratégia passiva baseada em ETFs”, afirma Luciano Tavares, fundador e CEO da Magnetis.

Como funciona

A Magnetis é pioneira no segmento de investimento automatizado ou “robo-advisors”, que utilizam modelos matemáticos e algoritmos computacionais, ao invés de assessores financeiros, para ajudar clientes a investir seu patrimônio de forma mais eficiente.

Continua depois da publicidade

Os algoritmos são semelhantes aos que Google utiliza para realizar uma busca. Pelo site da empresa que oferece o serviço, é possível preencher um rápido questionário, informando dados como idade, objetivos financeiros e valor disponível para aplicação. Em poucos segundos, os algoritmos analisam seu perfil de risco e definem a alocação de ativos mais adequada. 

“O sistema oferece um plano personalizado, composto por uma cesta diversificada de ativos de baixo custo. Os ETFs são uma alternativa atraente para o investidor brasileiro e por esse motivo os algoritmos da Magnetis adotam esse instrumento para todas as carteiras que têm uma alocação em ações”, defende Tavares.

Uma das grandes vantagens dos ETFs é a rápida diversificação de carteira que eles oferecem. Ao comprar, por exemplo, o ETF BRAX11 da BlackRock, o investidor leva de uma vez só as 100 ações que compõem o índice IBrX100. Portanto, ao incluir esse ETF na carteira, estará muito menos exposto a potenciais perdas vindas de uma única ação.

Segundo Tavares, o “melhor” investimento depende do perfil pessoal de cada investidor. E o principal objetivo da Magnetis é justamente identificar o perfil do investidor e sugerir um plano de investimento personalizado com uma carteira adequada para cada perfil.

“Para um determinado investidor pode fazer sentido colocar uma parte significativa da sua carteira em ações. Para outro, mais conservador e com horizonte de investimento menor, o mais indicado talvez seja ficar totalmente em renda fixa, independente do desempenho das ações”, ressalta.

Quer saber mais dicas de investimentos? Então acesse o especial criado pela equipe do InfoMoney “Onde Investir 2016”