Fundos que espelham o S&P 500 rendem mais de 60% em apenas um ano no Brasil

Conheça mais sobre um dos investimento prediletos de Warren Buffet

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado financeiro brasileiro tem passado por momentos muito difíceis. Apesar do cenário nada animador, é preciso ficar atento a oportunidades que surgem. Uma delas é poder investir no exterior. Hoje não é preciso ter dólares ou enviar dinheiro para fora para fazer isso. O país possui 16 ETFs listados em bolsa, sendo que dois desses fundos de índices permitem ter exposição ao S&P 500, o principal índice de ação dos Estados Unidos.

Aplicando nestes ETF o investidor pode ganhar com a alta das ações que compõe o índice e ainda multiplicar os ganhos com a alta do dólar. Para se ter uma ideia, se a moeda americana se valorizar 5% em um mês em que o S&P 500 suba outros 5%, o investidor terá um retorno de 10,25%. Isso responde como esses ETFs tiveram uma rentabilidade de 64,49% nos últimos doze meses. 

Ganhos como esses explicam porque os ETFs conquistaram muitos investidores pelo mundo, inclusive o guru de Omaha, Warren Buffet. Em 2014, Buffett revelou os planos de investimento que ele deixou para sua esposa. O plano dele é deixar 10% do dinheiro em títulos do governo dos EUA de curto prazo e os outros 90% em um fundo de índice que acompanhe o S&P 500 de baixo custo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Há duas formas de investir no S&P 500 através de ETFs no Brasil, um deles é o S&P 500 FI em Cotas de Fundo de Índice, negociado sob o código IVVB11 na Bovespa e gerenciado pela BlackRock. O outro é o It Now S&P500 TRN, negociado na bolsa sob o código SPXI11 e gerenciado pelo Itaú Asset Management.

Não há dúvida que esses ETFs são uma boa forma de aplicar seu dinheiro. Mas ainda é um produto restrito. Apenas investidores qualificados, nesse caso com mais de R$ 1 milhão, podem investir nesses fundos de índices. 

Apesar de todos os problemas que economia brasileira está passando, o último mês foi de ganhos para quem investiu em ETF. Dos sete ETF iShares, aqueles administrados pela BlackRock, apenas um registrou queda, o ECOO11 – Índice Carbono Eficiente (ICO2) Brasil Fundo de Índice. No último mês, o IVVB11 teve um rendimento de 5,54%, ficando atrás apenas do MOPB11 – Índice BM&FBOVESPA Imobiliário Fundo de Índice, que registrou uma alta de 7,35%.