Investidores de emergentes apostam em títulos e reduzem exposição a ações diante de risco da variante delta

Títulos atraem mais recursos que ações desde novembro, quando avanços em relação às vacinas e eleição americana aumentaram otimismo com economia global

Bloomberg

(Getty Images)

Publicidade

(Bloomberg) — Investidores de mercados emergentes aumentam as apostas em títulos e reduzem a exposição a ações, uma tendência que deve se intensificar diante do impacto da variante delta do coronavírus sobre economias em desenvolvimento com baixas taxas de vacinação.

Os títulos registram entradas líquidas há 11 meses consecutivos, o período mais longo segundo dados coletados desde o início de 2018 pelo Instituto de Finanças Internacionais. As entradas aumentaram para US$ 99,2 bilhões nos seis meses até junho contra saques em ações de US$ 2,2 bilhões, de acordo com os dados, que monitoram mercados emergentes exceto a China.

As ações não atraem mais fundos do que os títulos desde novembro, quando avanços em relação às vacinas e a eleição de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos aumentaram o otimismo em relação à economia global.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O quadro não mudará tão cedo porque o risco da variante delta para os mercados emergentes ainda não foi totalmente precificado, disse Paul Sandhu, chefe de soluções multiativos na BNP Paribas Asset Management Asia. O gestor prefere a ponta longa da curva em mercados emergentes de alto rendimento, como Rússia, Colômbia e Turquia.

Arun Sai, da Pictet Asset Management em Londres, também diz que prefere títulos de mercados emergentes a ações. Segundo o estrategista sênior de multiativos, as ações de mercados emergentes só atraem fluxos sustentados quando oferecem uma perspectiva superior em comparação com países desenvolvidos.

O indicador MSCI de ações de mercados emergentes acumula queda de quase 9% em relação ao pico de meados de fevereiro deste ano, enquanto um índice de títulos em dólar do JPMorgan Chase mostra alta de 5% em relação a uma mínima no início de março. Um indicador de dívida pública em moeda local de mercados emergentes sobe cerca de 2,7% em relação à mínima do final de março.

Continua depois da publicidade

“Os títulos continuam a ser os principais diversificadores do portfólio para muitos investidores, e a dívida de mercados emergentes oferece rendimentos muito atraentes”, disse Sandhu, do BNP, que trabalha em Hong Kong. “Por outro lado, as entradas em ações foram altamente concentradas nos mercados dos Estados Unidos, em não nos mercados emergentes.”

Quer entender o que é o mercado financeiro? Assista à série gratuita “Carreira no Mercado Financeiro” e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.