Acesso a fundos de prata, emergentes e biotecnologia

Investidor pessoa física terá acesso a 12 BDRs de ETFs a partir de segunda-feira

Produtos haviam sido lançados em novembro, porém estavam restritos a investidores qualificados

(Getty Images)

SÃO PAULO – A partir da próxima segunda-feira (29), 12 BDRs lastreados em cotas de fundos de índices (ETFs, na sigla em inglês) estrangeiros ficarão disponíveis a qualquer investidor pessoa física.

Com isso, o público de varejo poderá ter acesso a BDRs que visam replicar o desempenho de índices de mercados emergentes (MSCI EMGMARK), do Reino Unido (MSCI UK), da Alemanha (MSCI Germany), garantir exposição à prata (Silver Trust), a ações do setor financeiro americano (US Financial) e de empresas de biotecnologia com ações negociadas na Nasdaq (NASDAQ BIOTC), entre outros. A BlackRock é a gestora dos ativos.

Os 12 BDRs de ETFs agora disponíveis à pessoa física foram lançados dentro de um grupo de 37 BDRs de fundos de índice ao fim de novembro de 2020, mas, na ocasião, ficaram restritos a investidores qualificados, aqueles com ao menos R$ 1 milhão em aplicações financeiras.

Em fevereiro, o acesso a outros 11 BDRs lastreados em ETFs internacionais negociados na B3 já havia sido liberado para o público de varejo.

Leia também:
B3 anuncia mudanças na metodologia do índice de BDRs, com exigência de maior liquidez

Os BDRs são emitidos no Brasil, mas representam outro ativo emitido por companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior. Originalmente, o produto era referenciado apenas em ações de empresas estrangeiras.

Mudanças regulatórias promovidas em setembro pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiram ao instrumento ter como referência os ETFs – fundos que se propõem a replicar grandes índices do mercado de ações ou de renda fixa –, além de garantir o acesso dos BDRs por qualquer investidor.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.