Conteúdo editorial apoiado por

Inseguro com Brasil? É possível investir nos EUA com baixo risco, pouco capital e ter ganhos elevados

Investimento vem caindo nas graças dos brasileiros por oferecer aplicações em ativos indexados a mercados internacionais

Weruska Goeking

Foto: reprodução

Publicidade

SÃO PAULO – Se por um lado o Brasil anima investidores pela expectativa de recuperação da economia e pela taxa de juros estar na sua mínima histórica, por outro lado as incertezas com as eleições de 2018 tornam bem prudente a estratégia de buscar aplicações que se blindam deste cenário.

Uma alternativa a isto que tem sido muito buscada é o COE (sigla para Certificado de Operações Estruturadas), que vem caindo nas graças dos brasileiros por oferecer na sua maioria dos casos 100% de capital protegido e permitir aplicações em ativos indexados a mercados internacionais.

Os COEs combinam a proteção da renda fixa com o rendimento da renda variável. Na renda variável ele pode estar atrelado a diversos tipos de investimentos, desde índices de ações (nacionais ou estrangeiros), moedas, juros, commodities e ações do mundo inteiro.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Antes exclusivo apenas para investidores bem endinheirados, os COEs atualmente estão sendo oferecidos a preços bem atrativos em plataformas abertas de investimentos – na XP Investimentos, por exemplo, é possível encontrar uma série de COEs cuja aplicação inicial é de R$ 5 mil.

Mas o grande apelo deste investimento está no “capital protegido”, que reduz a zero o risco de prejuízo. Um exemplo prático: se você comprou um COE de 6 meses de vencimento lastreado em um índice de ações internacional e este índice cair neste período, você recebe de volta o dinheiro investido neste COE, acrescido ainda de um “cupom”, que é a taxa de juro acumulada no período.

A única perda neste investimento está no “custo de oportunidade”, que é a diferença entre o rendimento do cupom do seu COE e o quanto esse dinheiro teria rendido se estivesse em uma aplicação segura de renda fixa.

Continua depois da publicidade

Na plataforma da XP Investimentos, por exemplo, há diversos COEs que possuem essas características, como o COE MS S&P 500 para 7 anos, COE Citibank Cesta Bolsas Internacionais Alavancado 3 anos, COE MS Índice Multimercado Global MAP Trend com prazos para 3 e 5 anos, COE MS Pimco GIS Alavancado, também para 3 e 5 anos, entre outros.

Tributação e riscos

A tributação dos COEs segue a tabela regressiva de imposto de renda para ativos renda fixa, conforme as alíquotas abaixo:

Alíquota de Imposto de Renda Prazo de resgate
22,5% inferior a 6 meses
20,5% de 6 a 12 meses
17,5% de 12 a 24 meses
15% acima de 24 meses

Embora tenha “risco zero” quando falamos de prejuízo operacional, alguns riscos são importantes de serem considerados ao investir em COE. O primeiro está na liquidez: os certificados com capital protegido só garantem 100% do investimento na data do vencimento, por isso o ideal é que, ao investir em um COE, carregue a posição até o vencimento.

Além disso, os COEs carregam em si o risco de crédito da instituição financeira emissora. Como os certificados não fazem parte da cobertura de proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o investidor não será ressarcido em caso de falência do banco emissor. Por isso, é importante buscar COEs emitidos por bancos que te passem credibilidade e conforto.

Para investir na carteira recomendada de ações da XP, clique aqui e abra sua conta

Newsletter

Quer aprender a investir – e lucrar – no exterior?

Inscreva-se na newsletter do InfoMoney para receber informações sobre tributação, procedimentos de envio e sugestões de alocação para seu dinheiro lá fora. É de graça!

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.