Quero viver de renda o mais cedo possível; qual o melhor investimento?

Douglas Warmeling, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 22 anos e uma quantia de aproximadamente R$ 10 mil para investir. Meu sonho é começar a aplicar dinheiro agora para poder viver de renda o mais cedo possível.

Gostaria de saber qual é o melhor meio para investir meu dinheiro a fim de realizar meu sonho de “aposentar” cedo. Fundo imobiliário? Tesouro direto? Ou algum outro meio?

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitora: Glaucia

Resposta de Douglas WarmelingCFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Fico feliz sempre que vejo jovens procurando alternativas de investimentos para suas economias, em um universo tão consumista, normalmente as pessoas acabam não se preocupando com isso, viver de renda é um dos principais motivos pelo qual as pessoas poupam dinheiro, e realizar investimentos adequados irão reduzir o período de poupança aumentando o tempo que você ira gozar dos frutos.

Continua depois da publicidade

O Brasil vive uma crise econômica no momento, mas essa não é a primeira e nem será a ultima, a economia é cíclica, ora em momentos melhores, ora em momentos piores, e com certeza já teve momentos piores. Se por um lado os indicadores econômicos estão pressionados, por outro temos taxas de juros generosas que permitem ótimas aplicações financeiras.

O mercado financeiro tem muitas opções de investimentos, cada um com suas características, para responder sua pergunta com exatidão precisaria de mais informações, como, sua necessidade de liquidez, capacidade de poupança, tolerância a risco entre outras. Com as informações passadas acredito que os títulos públicos atrelados à inflação são uma boa alternativa (NTN-B), os títulos públicos são os ativos com menor risco de mercado no qual você pode garantir uma taxa de juros real por um período de tempo prolongado.

É importante que você reavalie seus investimentos periodicamente, procurando sempre adequá-los ao cenário econômico, momento e objetivos de vida.

Continua depois da publicidade

Antes de realizar o investimento é recomendado que procure um profissional para lhe auxiliar, ajudando-a a escolher a melhor alternativa ponderando os pontos que citei acima.

Douglas Warmeling, é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Publicidade

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.