Quais as melhores opções para investir os R$ 500 mil que tenho na conta?

Talita Barbosa da Silva, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta
Não entendo nada de mercado financeiro e hoje tenho R$ 500 mil parados na poupança sem saber o que fazer. Compro um imóvel, deixo o dinheiro lá ou aplico em outra operação que não ofereça risco?

Leitor: André

Resposta de Talita Barbosa da SilvaCFP, Planejadora Financeira Certificada pelo IBCPF
Olá André,

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A poupança tem apresentado um rendimento menor do que a inflação desde dezembro de 2014 causando perda do poder de compra do poupador. É o investimento menos indicado no atual cenário econômico.

Destaco como opções mais seguras e rentáveis as Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio que contam com isenção do Imposto de Renda e liquidez após 90 dias. Possuem também garantia do Fundo Garantidor de Crédito para valores de até 250 mil. Se houver necessidade de liquidez imediata, prefira Certificados de Depósitos Bancário ou Fundos pós fixados com baixa taxa de administração.  A decisão entre essas alternativas depende do prazo disponível para a aplicação e do objetivo para o recurso: reserva financeira, construção de patrimônio ou reserva para a idade inativa. 

Se a sua intenção é investir em imóveis não é preciso se ater a negociações de unidades físicas (compra, venda ou locação), existem instrumentos financeiros para essa finalidade, os Fundos de Investimentos Imobiliários – FII. Um benefício dessa opção é a rentabilidade mensal isenta de Imposto de Renda, caso a pessoa física possua menos de 10% das cotas e o fundo tenha mais de 50 investidores. Em uma locação comum a renda do aluguel soma-se a outras rendas aumentando o valor tributável na declaração anual. Outra vantagem é uma maior liquidez em relação ao investimento direto em imóveis: as cotas são negociadas no mercado secundário da Bolsa de Valores.

Continua depois da publicidade

Talita Barbosa da Silva, é planejadora financeiroa pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.