Tenho R$ 50 mil, quito minha casa ou invisto o dinheiro?

Guilherme Cavalcanti de Carvalho, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho R$ 50 mil sobrando. Sabendo que o financiamento da minha casa tem juros de aproximadamente 8,6% ao ano, o que devo fazer: quitar minha casa ou investir o dinheiro?

Leitor: Gabriel

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Guilherme Cavalcanti de Carvalho, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Gabriel,

Antes de entrarmos nos números é válido que você tenha em mente a importância de se manter uma reserva de liquidez para pelo menos 6 a 12 meses de suas despesas, com a finalidade de se proteger de eventualidades como perda de emprego ou algumã despesa médica relevante.

Continua depois da publicidade

Partirei do princípio de que o CET (Custo Efetivo Total) de seu financiamento é de fato os 8,6% mencionados. Caso exista mais algum outro custo envolvido (como por exemplo a correção por algum índice como TR ou IGP-M), é só incluí-lo para que possa fazer a comparação.

Estamos atualmente com a taxa básica de juros (Selic) em 12,75% ao ano, o que te permite encontrar investimentos conservadores com rendimento bruto próximo a esse valor.

Utilizaremos o título público Tesouro Selic (antiga LFT) negociado pelo Tesouro Direto como padrão, uma vez que possui alta liquidez e um dos menores riscos de crédito verificados no mercado.

Fazendo uma boa pesquisa entre corretoras e bancos, é possível encontrar uma taxa de custódia total de algo como 0,40% ao ano. Sendo assim, grosso modo, esse título geraria um rendimento bruto de 12,35% ao ano. Considerando a alíquota máxima de IR de 22,5% para resgates em até 6 meses, o rendimento líquido da aplicação seria de 9,57%, portanto acima do valor dos juros pagos no financiamento.

Neste caso você deveria fazer a aplicação no título e realizar resgates periódicos para o pagamento das parcelas.

Guilherme Cavalcanti  de Carvalho é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br